NUDIJ participa da implementação do Orçamento Criança 22/01/2020 - 15:11

Foi criado um grupo de trabalho para discutir questões da iniciativa

Desde o início do ano, o defensor público coordenador do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, dr. Bruno Müller Silva, está participando de reuniões para definir os critérios de aferição para a implementação do “Orçamento Criança”. A iniciativa é pioneira em âmbito estadual nos moldes em que está sendo desenhada.

O “Orçamento Criança” facilitará o diagnóstico e fiscalização do uso dos recursos públicos nas políticas direcionadas a infância e juventude. Futuramente, o projeto viabilizará diversos estudos sobre a eficiência dos gastos, além de conseguir identificar quais regiões, áreas e políticas requerem mais orçamento.

O coordenador do NUDIJ comenta sobre a importância da participação da Defensoria Pública no grupo de trabalho. “Além de democratizar o debate sobre o mapeamento dos gastos e políticas prioritárias, podemos dar atenção as crianças que vivem em vulnerabilidade social, que constituem o principal público do NUDIJ, e cumprir o papel institucional no que diz respeito a questões que envolvem o sistema de direitos e garantias da infância e juventude”, diz o dr. Bruno.

Além da DPE-PR, o grupo de trabalho é formado por integrantes das secretarias da Justiça, Família e trabalho (SEJUF), Ministério Público do Paraná (MPPR) e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

GALERIA DE IMAGENS