NUDEM participa de audiência pública “Violência contra a Mulher: conquistas e desafios” 26/03/2019 - 14:43

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu na segunda-feira (25), às 9 horas, a audiência pública “Violência contra a Mulher: conquistas e desafios”, proposta pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Cantora Mara Lima (PSC).

Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná -NUDEM falou sobre violência psicológica. De acordo com a coordenadora a discussão sobre a tipificação da violência sofrida pela mulher precisa avançar dentro da sociedade. “A violência psicológica, por exemplo, está no texto da Lei Maria da Penha e na Convenção Interamericana de Defesa dos Direitos da Mulher. É este tipo de violência que vai corroendo a autoestima da mulher, de uma forma que depois ela acaba aceitando a violência física. Então, hoje temos mulheres que não sabem que estão sofrendo essa violência. E quando sabem, é muito difícil de ser denunciada. A violência psicológica é a única que você não consegue achar uma tipificação na legislação penal. Mas à parte está discussão, precisamos avançar neste ponto, seja no registro policial, seja no deferimento de medidas pelo Judiciário”, reforça Eliana.

A audiência também recebeu uma especialista em Políticas para Mulheres pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada pela PUC em Direitos Humanos e Filosofia, para contar histórias pessoais de abuso e violência. Também participaram Rosangela Hass Gomes, psicóloga da Delegacia da Mulher de Curitiba; Bruna Isabelle Simioni Silva, professora de Direito Penal, Processo Penal e Prática Processual Penal da graduação em Direito do Centro Universitário Internacional Uninter; Denise Krüger Pereira, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira.

O debate foi conduzido ao lado dos parlamentares que fazem parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC) e Cristina Silvestri (PPS) e o deputado Delegado Fernando (PSL)

A audiência contou com transmissão ao vivo e você pode acessá-la clicando aqui.

GALERIA DE IMAGENS