NUDEM ministra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Pequeno Príncipe 18/09/2018 - 11:10

Na segunda-feira (17), a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), dra. Eliana Lopes; ministrou na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), do Hospital Pequeno Príncipe. Pensando na segurança e prevenção a acidentes de trabalho, o hospital promove essa semana de sensibilização interna aos pacientes, funcionários e colaboradores.
Na oportunidade em que o NUDEM palestrou, a coordenadora abordou o tema da violência doméstica contra a mulher, suas diversas formas e como requerer medidas protetivas. “Percebemos que as pessoas têm muitas dúvidas de como denunciar a violência, pois sabem que há dificuldade de conseguir registrar, na delegacia, violências diversas da física. Além da questão da demora da intimação do agressor, prazo de validade da medida protetiva, dentre outras questões, que demonstram o descompasso entre o que determina a lei maria da Penha e a sua aplicação prática”, relata a dra. Eliana Lopes.
Entre as ações realizadas pelo Núcleo na ocasião, inclui-se o alerta sobre violência obstétrica, ou seja, aquela causada por profissionais da saúde, como o tratamento desumanizado, ou até mesmo o abuso de medicações. “Aproveitamos e distribuímos o folder da violência obstétrica, outro tema de extrema relevância, importante de ser divulgado, ainda mais em hospitais”, conta Eliana Lopes.
Para acessar a cartilha sobre violência obstétrica, clique aqui.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho iniciou segunda-feira (17) e irá até sexta-feira (21). No primeiro dia da semana, além da palestra da dra. Eliana Lopes, houve outra com a nutricionista Giliane Canova, que trabalhou o tema qualidade de vida. Na terça-feira (18), às 10h, o assunto “Drogas lícitas e ilícitas”, ministrado através do médico Valter Luiz Abelardo da Silva. No mesmo dia, às 16h, a enfermeira obstetra Adriana Franco trabalha o tema “trabalhadores que se cuidam”. Na quinta-feira (20), às 16h, a médica do trabalho Thais Gurger abordará a temática da “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”. Por fim, na sexta-feira (21), às 10h, as psicólogas Karina Rodrigues e Julia Bett palestram sobre “como lidar com as emoções no ambiente de trabalho” e, às 16h, a professora de Educação Física e Ioga, Josiane Marques, trabalha a “ergonomia preventiva: faça sua parte”.