NUCIDH representa em evento sobre a garantia da liberdade de expressão e em reunião que tratou do direito à livre manifestação 18/07/2018 - 10:40

Entre segunda-feira (16) e terça-feira (17), no Rio de Janeiro, a coordenadora do Núcleo de cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e integrante da Comissão de Direitos Humanos do CONDEGE, a defensora Cinthia Azevedo Santos; participou do evento sobre o sistema de justiça e a garantia da liberdade de expressão. A coordenadora também integrou a reunião referente ao direito à livre manifestação.
O evento, promovido pela ADEPERJ, Fórum de Justiça, Conectas e Artigo 19, contou com a ilustre participação do relator da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sr. Clement Voule. Ele falou sobre as experiências e padrões internacionais, o direito à manifestação, além de ouvir sobre diversos relatos das violações de direitos que ocorrem no Brasil.
Na oportunidade, a defensora Pública Cinthia Azevedo Santos, relatou aos presentes sobre a atuação do NUCIDH em relação aos temas abordados, judicialmente e extrajudicialmente. Ela indicou a existência da proposta de um protocolo de atuação dos agentes públicos em grandes eventos. "Momentos como esse são enriquecedores, tanto para troca de experiências, quanto para entender a conjuntura internacional de proteção de direitos. É importante destacar que os direitos à manifestação, à liberdade de expressão e reunião são exemplos de exercício da democracia e cidadania e necessitam ser incentivados, devendo o poder público resguardar ao cidadão o livre exercício”, expressou Cinthia Azevedo Santos.