NUCIDH inicia aulas da segunda turma de Defensoras e Defensores Populares 23/04/2019 - 10:10

A nova turma do Curso de Defensoras e Defensores Populares já iniciou as aulas deste ano. A formação, que tem por objetivo formar pessoas capacitadas para reconhecer ofensas aos direitos humanos em suas comunidades, tem a duração de oito meses, com direito a certificação profissional do Instituto Federal do Paraná.

Após a conclusão do curso, as defensoras e defensores populares terão a condição de identificar e tipificar violações aos direitos fundamentais, aplicando as técnicas adquiridas ao longo das aulas. A troca de experiência e os esclarecimentos dados são sobre temas cotidianos como gênero, educação, racismo, moradia, violência contra mulher, seguridade social e noções de processo judicial e organização comunitária. O curso é uma iniciativa do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em parceria com a Defensoria Pública da União e o Instituto Federal do Paraná.

Participaram da aula inaugural o defensor público-geral, Eduardo Abraão; os deputados estaduais Tadeu Veneri e Goura, a coordenadora do Departamento de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação, Marcia Leonora Dudeque, o diretor do IFPR – Campus Curitiba, Adriano Willian da Silva; o coordenador do curso de Defensoras e Defensores Populares, Roberto Martins de Souza; a professora do IFPR, Cintia Tortato; a coordenadora do NUCIDH, defensora pública Cínthia de Azevedo, além dos alunos da primeira turma do curso.

GALERIA DE IMAGENS