Maio Laranja: Quais órgãos procurar em caso de suspeita da prática de violência sexual contra crianças e adolescentes? 18/05/2022 - 10:20

Disque 100

O “Disque Direitos Humanos” é um serviço nacional que recebe, analisa e encaminha  denúncias de violações aos órgãos competentes. Basta discar 100 em telefone fixo ou móvel, sem custo nenhum, e fazer a sua denúncia. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. 

Ligue 180

O número 180 recebe denúncias de violações contra mulheres e meninas. O Ligue 180 também repassa informações sobre direitos, as leis sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Funciona 24 horas todos os dias, gratuitamente, em todo o Brasil.

Disque Denúncia 181

O Disque Denúncia 181 é um programa estadual que recebe denúncias anônimas de todo o Paraná. O atendimento é gratuito e funciona das 08h às 23h, todos os dias da semana. Já pelo site www.181.pr.gov.br é possível registrar a denúncia a qualquer hora do dia.

Delegacias especializadas

Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel e Paranaguá contam com delegacias especializadas para a proteção de crianças e adolescentes: o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria). Caso não haja delegacia especializada em seu município, você pode se dirigir a qualquer delegacia de polícia para fazer a denúncia.

Conselho Tutelar

É atribuição do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes em situações de violação de direitos e encaminhar denúncias aos órgãos responsáveis. Toda cidade conta com um ou mais Conselhos. 

NUDIJ

O Núcleo da Infância e Juventude da DPE-PR tem como objetivo principal fortalecer a observação e a atuação junto à rede de proteção à criança e ao adolescente. Quem necessitar de orientações sobre como denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes pode procurar o NUDIJ. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS