Já foram recebidas 85 inscrições para o processo seletivo unificado e online da DPE-PR. Saiba como participar 19/09/2022 - 13:33

O Processo Seletivo Unificado de Estágio de Graduação em Direito da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) já recebeu 85 inscrições entre a data de abertura do edital, no dia 6 de setembro, e o último fim de semana. O número de inscritos(as), no entanto, ainda está abaixo da expectativa inicial, motivo pelo qual a Defensoria incentiva alunos e alunas do curso de Direito para que se inscrevam, uma vez que a inscrição é gratuita, pode ser feita pela internet, e a prova é online. 

A Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) e o Departamento de Recursos Humanos da instituição são os responsáveis pela construção do edital e pela formulação do banco de questões, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), que aplicará a prova. De acordo com o diretor da EDEPAR, defensor público Leônio Araújo dos Santos Júnior, a colaboração dos(as) estagiários(as) é muito importante para a instituição.

“Além de facilitar o acesso deles à Defensoria, onde poderão aplicar, de forma supervisionada, o Direito que aprendem na faculdade, o processo agilizará as contratações. Os(as) estagiários(as) contribuem diariamente para o bom atendimento à população”, afirma Santos Júnior. 

É a primeira vez que haverá uma prova unificada com formação de cadastro de estudantes de Direito para estágio na DPE-PR. Ela será online para o(a) estudante não precisar se deslocar até uma sede da Defensoria ou do CIEE. O(a) candidato(a) poderá fazer a prova de casa ou de um local de sua preferência. O objetivo do modelo online foi diminuir os obstáculos, como gasto com transporte, para o(a) candidato(a).

A inscrição pode ser feita no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), e vai até o dia 5 de outubro. São ofertadas vagas nas seguintes cidades: Curitiba, Apucarana, Cascavel, Curitiba, Campo Mourão, Castro, Guarapuava, Guaratuba, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama.

A prova acontecerá no dia 6 de outubro, das 14h30 às 16h30, e cada estudante poderá escolher, no momento da inscrição, o setor ou setores onde deseja atuar. O processo é válido apenas para estudantes de Graduação - estudantes de Ensino Médio e de pós-graduação em Direito são selecionados(as) por outra forma de processo seletivo.

O(a) candidato(a) precisa atingir nota mínima equivalente a 60% da prova para estar automaticamente apto(a) a ser chamado(a) para a vaga. Para se candidatar, é necessário ter idade igual ou superior a 16 anos e estar matriculado(a) a partir do 5° período (ou 3.° ano) até o 9.° período (5.° ano) do curso de Direito. O candidato deve pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o CIEE/PR. É preciso ter disponibilidade para estagiar de manhã ou à tarde. 

A jornada de estágio será de 5 horas diárias (25 horas semanais), e o contrato de estágio entre a Defensoria e o(a) estagiário(a) terá duração de um (01) ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os benefícios incluem bolsa-auxílio de R$ 750 e vale-transporte que varia de acordo com a cidade onde o estágio será desempenhado.

Conteúdo da prova

A prova será objetiva, online e terá 30 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas serão: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Estatuto da Criança e Adolescente, além dos Princípios Institucionais da Defensoria Pública. O tempo de prova será de 120 minutos e o estudante terá apenas um acesso possível para realizar a avaliação. A pessoa inscrita receberá, por e-mail, o link de acesso, o login e a senha, assim como as orientações para o acesso à prova no endereço eletrônico que consta em seu comprovante de inscrição. O acesso só será liberado no dia e horário marcados.