Governo do Estado e Defensoria Pública fortalecem parceria para projetos de transformação digital 18/02/2025 - 14:49

O defensor público-geral, Matheus Munhoz, recebeu o secretário de estado da inovação, modernização e transformação digital, Alex Canziani, na última segunda-feira (17). No encontro, Munhoz e demais representantes da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) apresentaram o plano de transformação digital da instituição. O objetivo é consolidar uma parceria entre a DPE-PR e o Governo do Estado na área, principalmente com colaborações e investimentos voltados aos projetos pioneiros já em curso na Defensoria Pública.

“O Governo do Estado vem avançando significativamente nos investimentos em tecnologia, e queremos que a Defensoria Pública esteja ao lado, interagindo cada vez mais com essas iniciativas”, afirmou o defensor público-geral. “Apresentamos principalmente os projetos em que o Paraná está protagonizando nacionalmente com as outras Defensorias Públicas”, acrescentou ele.

Hoje, a Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) já desenvolve projetos que vão ao encontro das iniciativas da DPE-PR. É o caso dos esforços destinados a recursos de inteligência artificial e inteligência de dados. Canziani lembrou que a Defensoria Pública tem feito um importante trabalho no estado e a nível nacional. “A parceria com a nossa secretaria vai ser fundamental para que a gente possa, cada vez mais, dar uma melhor condição para que o cidadão possa acessar o serviço prestado aqui”, disse o secretário.

Pioneirismo

A ideia é que a parceria entre DPE-PR e Governo possa fortalecer o trabalho desenvolvido pelas Defensorias Públicas em todo o Brasil, já que se tratam de projetos pioneiros e replicáveis em outras instituições. Atualmente, o Paraná atua no Conselho Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas-Gerais (Condege) à frente da Coordenadoria de Tecnologia. O estado também sediará o primeiro Congresso Nacional de Tecnologia do Condege, neste ano, em Foz do Iguaçu.

A liderança permite que o trabalho no estado impacte diretamente o trabalho colaborativo entre as Defensorias Públicas. Na apresentação à SEI, a DPE-PR destacou três ações: criação de um sistema de integração de dados de usuários e usuárias atendidas, adoção de infraestrutura tecnológica para o ecossistema das Defensorias Públicas e implantação de um ambiente para desenvolvimento de inteligência artificial. O plano de transformação digital envolve ainda as parcerias já firmadas entre a DPE-PR e a Google. Clique aqui e confira mais sobre essas iniciativas.

Participaram também do encontro o defensor público e assessor especial de tecnologia e inovação, Nicholas Moura e Silva, o diretor de tecnologia e inovação, Fabio Alessandro Guerra, e o assessor de planejamento estratégico, Rafael de Tarso Schroeder. Por parte da SEI, o diretor de inteligência artificial, Paulo Camargo Filho, também esteve presente.

GALERIA DE IMAGENS