Governador dá posse ao novo defensor-geral do Estado do Paraná 19/10/2017 - 12:50
Tomou posse na manhã desta quarta-feira (18) o novo defensor público-geral do Estado do Paraná, Eduardo Pião Ortiz Abraão. A cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu, sede do governo, e contou com a presença do governador Beto Richa e diversas autoridades. O defensor geral entrou em exercício na segunda-feira (16) para um mandato de dois anos. Defensor público no estado do Paraná desde 2013, ele atuou nas áreas de Execução Pena, de Família, Infância e Juventude e junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Casa da Mulher Brasileira. Formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté e é mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Eduardo Abraão chega para administrar uma instituição que em maio completou seis anos e hoje conta com 97 defensores públicos, 200 servidores e 226 estagiários que atuam em 17 comarcas atendendo 48 cidades do Paraná. Em seu discurso, o defensor falou do aumento atendimento, a principal bandeira da nova gestão. “A Defensoria Pública fará todos os esforços para que o acesso à Justiça à população de baixa renda seja cada vez mais presente na vida do cidadão paranaense”. Outra meta da nova gestão é a apresentação de um planejamento institucional de curto, médio e longo prazo ao governo do estado.
O defensor geral também falou em união e diálogo, entre os membros da Defensoria e com demais poderes e organizações do estado, como Judiciário, Assembleia Legislativa, OAB, Ministério Público, representantes da sociedade civil organizada e escolas e universidades. “Trabalharei sempre na promoção de parceria, porque creio e levo comigo que o diálogo é o mais curto e melhor caminho para que todos nós como força pública levemos melhorias à população do Paraná”, destacou o defensor.
O governador do estado, Beto Richa, relembrou a implementação da Defensoria Pública no Paraná, realizada em sua gestão no ano de 2011. Ele ainda se dispôs a receber o planejamento institucional assim que os estudos estiveram concluídos. “Estamos dispostos a contribuir para esta consolidação, entendendo a importância para o estado do Paraná do trabalho dedicado e qualificado de cada um de vocês às pessoas de baixa renda que precisam do acesso à Justiça e da defesa de cada um de vocês”.
Autoridades
Estiveram na posse do novo defensor público-geral do Estado o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega, o diretor da Procuradoria-Geral do Estado, Joel Neto, o procurador e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado, Michel Richard Reiner, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, e o vice-presidente da Assembleia, Guto Silva, o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, o presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Amilcar Cavalcante Cabral, a procuradora geral do município de Curitiba, Vanessa Volpi Bellegard Palacios, os deputados estaduais Cristina Silvestri e Rubens Recalcatti, os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche, e da Paranaprevidência, Wilson Quinteiro, o desembargador Ruy Muggiati e o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo.
Também estiveram na cerimônia Cristiano Vieira Heerdt, defensor público-geral do Rio Grande do Sul e representante do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar), representando também a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), e a ex-defensora pública-geral Josiane Lupion.