Foz do Iguaçu vai ganhar a primeira sede própria da DPPR 08/07/2015 - 13:50
Um dia histórico para a DPPR. Na manhã de segunda-feira (06/07), foi lançada a pedra fundamental da futura sede da Defensoria em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença de autoridades do estado e município, e foi realizada no terreno onde será construído o prédio.
A solenidade contou com a presença da defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion, da deputada estadual Claudia Pereira e da vice-prefeita e prefeita em exercício Ivone Barofaldi. Também esteve presente representando a Itaipu Binacional o gerente de patrimônio imobiliário da empresa, Daniel Zancanaro. A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná foi representada pela deputada Claudia Pereira. Beto Richa não pôde comparecer ao evento. O governador do Estado enviou mensagem à Defensoria desejando sucesso ao evento. Compareceram, ainda, à cerimônia, os defensores públicos que atuam no núcleo de Foz do Iguaçu Lívia Martins Salomão Brodbeck, Matheus Cavalcanti Munhoz e Nicholas Moura e Silva.
A deputada em seu discurso ressaltou a importância da Defensoria Pública no acesso à justiça para a população de baixa renda. “A gente sabe que quando uma pessoa vem para procurar um auxílio, uma luz, vocês são tudo o que eles têm naquele momento. Então a Defensoria representa muito para a nossa cidade, muito para a nossa população”, afirmou. Claudia sempre defendeu a instalação da DPPR em Foz do Iguaçu, desde quando ocupava o cargo de secretária da Assistência Social do município. Mais tarde, em rede social, escreveu “Acompanhei de perto a vinda dos Defensores Públicos para Foz do Iguaçu, e não medimos esforços para adequar um espaço a fim de que eles pudessem atender o quanto antes a população. Entendo o quanto significa esse passo, por isso parabenizo a iniciativa!”.
Em seu discurso, a defensora geral elogiou a disposição do município em receber a Defensoria Pública. “Eu sempre digo que a Prefeitura que abre os braços para a Defensoria Pública é uma prefeitura corajosa, porque sabe que vai encontrar fiscais do serviço municipal e vocês não tiveram medo de acolher a Defensoria Pública aqui”, declarou. Para Josiane, com a construção da nova sede, “Ganha a população de baixa renda do município, que vai ter a primeira sede própria da Defensoria Pública”.
Localizado no final da Avenida Paraná, o espaço destinado à Defensoria ocupa uma área de 5.791,85 metros quadrados na região onde será construído o Centro Cívico de Foz do Iguaçu. O local vai reunir as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de teatro e biblioteca municipais, pátio de máquinas e o almoxarifado central. Contará, ainda, com creche, restaurante e estacionamento com capacidade para mais de dois mil veículos. A área total do Centro Cívico é de cerca de 130 metros quadrados e foi doada pela União. A abertura do edital para a construção do prédio da Defensoria Pública, a primeira sede própria da instituição, deve ser feita ainda em 2015.