Evento na DPE-PR capacita comunidade interna para atendimento à população trans 22/01/2020 - 12:40

Conduzido pelos grupos Mães Pela Diversidade e TransGrupo Marcela Prado, o encontro possibilitou debates e trocas de experiência.
 
Na última sexta-feira (17), aconteceu na Sede Central de Atendimento da Defensoria Pública do Estado, a formação para atendimento à população trans. Mais do que uma palestra, o encontro possibilitou debates e trocas de experiências que ajudarão a melhorar o atendimento prestado pela Instituição. 

Na ocasião, foram discutidas demandas das pessoas trans e os modos mais respeitosos de tratamento e atendimento, além das dificuldades e preconceitos sofridos por esse grupo. O uso do nome social também foi debatido e representantes da DPE-PR destacaram o artigo 3° da Deliberação 42/2017 do Conselho Superior, que assegura o uso do nome social às pessoas travestis e transexuais usuárias dos serviços da Defensoria e as defensoras(es) públicas(os), servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os). 

Um dos resultados do evento foi o encaminhamento para fixação de placas sobre auto identificação nos banheiros da Defensoria, para que trans e travestis sintam-se à vontade para utilizar o banheiro correspondente a sua identificação de gênero. O encontro também ajudou a promover o Dia da Visibilidade Trans na DPE-PR, que acontecerá no dia 29 de janeiro, além de informar sobre os mutirões de retificação de nome, realizados pelos Núcleos Especializados da DPE-PR.

A coordenadora-geral do TransGrupo Marcela Prado, Karollyne Nascimento, ressalta a importância do apoio da DPE-PR ao grupo. "O apoio da Defensoria nesses casos é de extremíssima importância. Sem o órgão, a gente não teria conseguido oportunizar diversas situações. Pra nós, a Defensoria é uma parceira de suma importância na busca pelos direitos dessa população”, comentou.

Confira aqui todas as fotos do evento.

GALERIA DE IMAGENS