Estágio na Defensoria: DPE-PR abre banco de currículos para estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação 02/08/2024 - 16:43
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abriu um banco de currículos para a contratação de estagiários e estagiárias na instituição. Agora, os(as) estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas podem cadastrar o currículo quando houver interesse em estagiar na Defensoria. O banco ficará aberto permanentemente. Confira no fim da matéria como realizar o cadastro.
O registro de currículos poderá ser feito por candidatos e candidatas em todas as áreas de estágio da DPE-PR. Além de estudantes de ensino médio, a instituição abre vagas nas áreas de negócios, direito, informática, exatas e ciências humanas aplicadas. Além do formulário para preenchimento do(a) candidato(a), o DRH disponibilizou mais informações sobre o banco de currículos em uma página própria. Acesse mais abaixo.
O defensor público-geral do Paraná, Matheus Munhoz, afirma que é necessário aprimorar constantemente o acesso de estagiários e estagiárias na DPE-PR, já que o trabalho deles e delas é fundamental para garantir o atendimento à população que mais precisa. ”Nesse sentido, a iniciativa do Departamento de Recursos Humanos é uma importante medida para melhorar a experiência de estágio na Defensoria Pública, tanto para estudantes quanto para nós”, ressalta ele.
A partir da abertura do banco de currículos, sempre que a Defensoria Pública identificar a necessidade de realizar um processo seletivo de estágio, a instituição analisará primeiramente perfis de estudantes que já estiverem cadastrados. A convocação dependerá da compatibilidade do candidato ou da candidata com as condições da vaga (cidade, nível de estágio, área de formação).
Atualmente, a Defensoria Pública possui 587 estagiários e estagiárias em todo Paraná. Na atividade-fim, eles e elas atuam no atendimento ao público e no apoio jurídico a defensores(as) e servidores(as). Já nas atividades administrativas, os(as) estagiários(as) contribuem em áreas como da comunicação, informática e secretariado, entre outras. “A implementação do Banco de Currículos para Estágio representa um avanço importante para a Defensoria na modernização dos processos de gestão de talentos e na facilitação do acesso às oportunidades para todos e todas”, avalia o coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Daniel de Brito Aragão.
De acordo com a gestora de estágios da DPE-PR, Laura dos Santos Rocha, o benefício do banco de currículos não se restringe apenas aos candidatos e às candidatas, mas também aos setores da instituição, que terão maior facilidade no processo de contratação. “É uma importante modalidade de seleção justamente porque traz agilidade para que as unidades optem por candidatos e candidatas para as vagas, e vem em um momento significativo quando pensamos no crescimento da Defensoria Pública. Para candidatos e candidatas, também se torna um meio mais prático e rápido de mostrar interesse em estagiar aqui”, explica ela.
Como enviar meu currículo?
O cadastro pode ser realizado clicando aqui ou diretamente no site por meio do caminho: Recursos Humanos > Estágios > Banco de Currículos para Estágios.