Especial de rádio explica o funcionamento da Ouvidoria-Geral 24/08/2016 - 12:30

A Ouvidoria-Geral é o principal órgão de controle externo da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Ela serve, entre outras coisas, para que o cidadão tenha um canal de comunicação direto com a Defensoria, fazendo com que o funcionamento e a atuação da instituição melhorem. “É um direito de todo o cidadão, se procurou a Defensoria Pública, acessar esse canal que é a Ouvidoria, seja para fazer uma denúncia, uma solicitação, uma reclamação, um pedido de informação ou um elogio pelo serviço prestado. A pessoa pode acessar pessoalmente, na sede da Defensoria, ou mandar por escrito e depositar nas urnas que estão espalhadas pelo prédio ou também através da internet, no site da Defensoria ou da própria Ouvidoria”, explica o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Paraná, Gerson da Silva.
Em entrevista ao programa de rádio “É Seu Direito”, produzido pela Defensoria Pública, Gerson da Silva explica melhor o funcionamento da Ouvidoria-Geral e a importância que ela tem na ligação institucional da Defensoria com os movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil, que muitas vezes representam, de forma organizada, a população mais pobre ou aqueles cujos direitos básicos são violados de forma constante, caso das mulheres vítimas de violência, os sem-teto, sem-terra, movimentos LGBTT, pessoas em situação de rua, entre outros.
Neste mês de agosto, a Ouvidoria-Geral da DPPR completa 3 anos desde que começou a atuar. A data é especial porque celebra a participação popular na atuação e controle da Defensoria Pública do Paraná. Para saber mais e deixar a sua mensagem, reclamação ou elogio, visite o site da Ouvidoria.
Clique nos links a seguir para ouvir cada um dos seis programas da série especial sobre a Ouvidoria-Geral da DPPR:
31/05/2016 - Para que serve a Ouvidoria-Geral da Defensoria?
01/06/2016 - Como faço para falar com a Ouvidoria-Geral da DPPR?
06/06/2016 - Em que situações posso acionar a Ouvidoria-Geral?
07/06/2016 - De que forma a Ouvidoria-Geral é importante para a Defensoria?
09/06/2016 - A Ouvidoria e os movimentos sociais
10/06/2016 - A Ouvidoria e os movimentos sociais II
Ouça também outros programas, sobre temas diversos, que já foram ao ar.
Transmitido pela rádio É-Paraná AM 630 e FM 97.1, o programa “É Seu Direito” é produzido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná. O objetivo é levar informações de utilidade pública aos ouvintes, abordando temas de interesse da população e visando à educação para o Direito, além de fornecer informações e orientações sobre serviços prestados pela Defensoria no estado.
Para ouvir a programação ao vivo das rádios, basta acessar o site da AM 630 ou o da FM 97.1. **Durante o período do horário eleitoral obrigatório (de 26 de agosto a 29 de setembro), por causa de mudanças na grade de programação da rádio, o “É Seu Direito” não será transmitido pela É-Paraná FM 97.1.