Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná possui novo Diretor 04/04/2022 - 17:19

 

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (04/04) o novo Diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Edepar), o Defensor Público Leônio Araujo dos Santos Júnior.

A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Sede dos Núcleos Especializados, no bairro Batel.

Estiveram presentes, na solenidade, o Defensor Público-Geral André Ribeiro Giamberardino, a 1.ª Subdefensora Pública-Geral Olenka Lins e Silva, o 2.° Subdefensor Público-Geral Bruno Müller, a Chefa de Gabinete Lívia Martins Salomão Brodbeck, o ex-Diretor da EDEPAR, Bruno Passadore, o Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Cavanlcanti Munhoz,  e a Presidenta da Associação de Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar), Jennifer Beltramin Scheffer, além de Defensores e Defensoras.

Entre as atribuição da Edepar está a promoção da atualização profissional e dos aperfeiçoamentos técnicos de membros(as), servidores(as) e estagiários(as) da Instituição, por meio da realização de cursos, conferências, seminários e outras atividades científicas relativas às áreas de atuação e às atribuições da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

A Escola também promove o Curso de Formação de Defensores e Defensoras que ingressam na instituição, além de editar a Revista da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

O novo Diretor da Escola comenta que sua proridade é se aproximar ainda mais de quem atende cotidianamente a população, trazendo para a Edepar uma experiência profissional e também pessoal de quase uma década atendendo a população paranaense. Os desafios são muitos, em especial após quase dois anos de pandemia de Covid-19, com inúmeras mudanças legislativas e também nos fluxos de atendimento, com a absorção de novas tecnologias no cotidiano do atendimento, ao mesmo tempo em que a Defensoria trabalha para garantir que ninguém seja deixado para trás por não ter acesso à internet.

"É muito importante que a Escola, nestes tempos de mudanças, busque dar o suporte necessário para que membros, servidores e estagiários tenham uma atuação pautada por uma aliança entre o conhecimento técnico e a prática, voltada para as necessidades da população hipossuficiente. Isso é muito importante. É uma visão que sempre irá nortear a minha gestão à frente da Escola da Defensoria. Uma visão de acolhimento, de visão geral da Defensoria enquanto instituição integrada ao sistema de justiça, e também quanto ao seu papel transformador, de educação em direitos, e de uma visão mais empática com o público-alvo, de como o conhecimento adquirido pode ser aplicado de uma forma mais efetiva, de forma a tornar o processo mais célere, mais racional e efetivo, para que se mude a realidade das pessoas de uma forma positiva", afirma o Defensor. 

Um dos projetos que o Santos Júnior cita como prioritário é a implementação de uma Diretoria de Pesquisas no âmbito da Edepar, que buscará facilitar o acesso das equipes jurídicas a jurisprudências e doutrinas que qualifiquem a sua atuação processual, e também para a obtenção de dados e informações sobre o atendimento e a atuação da instituição, a fim de que seja possível diagnosticar o que deve ser aprimorado, e como a população utiliza os serviços. 

Currículo do novo Diretor da Edepar

Leônio Araujo dos Santos Júnior é Defensor Público do Estado do Paraná, aprovado no I Concurso da Carreira. Atuou na área de Família e Sucessões de 2013 a 2016 na Sede Regional de Piraquara, tendo coordenado a Sede no período. Atuou e foi Coordenador da Área de Família e Sucessões da Sede Central de Curitiba (2016 a 2022), e atualmente é titular da 117ª Defensoria Pública de Curitiba, com atribuição junto à 1ª Vara de Sucessões, acumulando funções na 1ª Vara de Família do Foro Central de Curitiba. Foi membro das Comissões Eleitorais para a formação da Lista Tríplice da Corregedoria-Geral – biênio 2017-2019 (Presidente), e para a formação do Conselho Superior da instituição (biênio 2018-2019). É graduado em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e possui pós-graduação em Direito Tributário pela mesma instituição.

GALERIA DE IMAGENS