Equipes do CAM discutem práticas de atendimento da DPPR 18/04/2016 - 13:00

Curitiba recebeu na quarta-feira (13), o “I Encontro das Equipes Técnicas dos Centros de Atendimento Multidisciplinar” da Defensoria Pública do Paraná. O espaço reuniu assistentes sociais e psicólogos da DPPR para troca de conhecimento e de experiências que permeiam o trabalho destes profissionais na instituição.
A programação iniciou com a apresentação das práticas dos CAMs de cada sede e avançou com a discussão sobre os critérios de atendimento da Defensoria Pública e as atribuições das Equipes Técnicas. Durante a tarde houve uma Roda de Conversa sobre as condições éticas e técnicas profissionais, com a participação dos Conselhos Profissionais de Serviço Social e de Psicologia, e as oficinas “Composição extrajudicial de conflitos e atendimento de demandas extrajudiciais”, “Produção Técnica: o papel do profissional enquanto assistente técnico” e “Mapeamento e Articulação com a Rede e a Educação em Direitos”, para discutir alguns eixos de atuação das equipes.
O evento marca o primeiro encontro voltado para a construção de normativas que regulamentem as atividades e as respectivas atribuições de competências de assistentes sociais e psicólogos na atuação na Defensoria Pública do Estado, além de possibilitar à capacitação das equipes para a melhoria na qualidade dos serviços prestados por estes profissionais.
Para os participantes é uma avanço na consolidação da construção coletiva de parâmetros de atuação destes profissionais na Defensoria Pública do Estado. "É a possibilidade de vislumbrar transformações por meio de trocas, produção de conhecimento e significação de práticas profissionais”, explica a psicóloga Aline Daniele Hoepers.
O defensor público-geral do Estado, Sérgio Parigot de Souza, e o ouvidor-geral da DPPR, Gerson da Silva, também prestigiaram o evento. Durante a plenária realizada no final do dia eles elogiaram a organização encontro e reafirmaram o apoio da instituição em iniciativas que visam tornar os serviços da Defensoria mais eficientes.
Seminário
Na sequência do "Encontro do CAM", as equipes participaram, nos dias 14 e 15 de abril, do “II Seminário Sistema de Justiça e Direitos Humanos no Paraná: Condições de trabalho, Ética e Direitos Humanos”, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social e Conselho Regional de Psicologia. Para os profissionais, esta é a oportunidade para uma discussão mais ampla, abrangendo a interface no debate sobre Direitos Humanos e Acesso à Justiça, um subsídio para o serviço social e psicológico prestado pela Defensoria.