Encontro promove informação e parceria entre instituições 03/06/2015 - 15:40

Aconteceu na quarta-feira (27/05) o encontro “Defensoria Pública e FAS - Interface, Intersetorialidade e Parceria”. Coordenações, gestores e diretores gerais da Fundação de Ação Social (FAS) reuniram-se com a ouvidora da DPPR, Santa de Souza, o coordenador do CAM, Fernando Redede, a assistente social Gabriele Rezende e a estagiária Jéssica Carneiro para uma capacitação sobre o que é a DPPR e quais situações a instituição pode atender.

O ponto de partida para o encontro foi apresentar o trabalho da Defensoria e criar uma aproximação com a FAS, uma vez que ambas as instituições atendem usuários em situações de vulnerabilidade e risco. Para a ouvidora Santa de Souza, que abriu a palestra, quem ganha são os usuários, uma vez que a conversa visou à construção de um diálogo e à difusão de uma informação eficiente sobre os serviços prestados pela instituição. "O objetivo é que os usuários possam ter clareza dos serviços que são oferecidos na Defensoria Pública", comentou.

“O evento foi articulado para que a população curitibana tenha mais informações sobre a Defensoria Pública – tais como quais casos são atendidos, locais e documentação necessária – e possa, assim, ter mais qualidade no atendimento. É um passo importante para que a Defensoria Pública fique mais perto da população que necessita de assistência jurídica”, avaliou o coordenador, Fernando Redede, responsável por esclarecer sobre a atual estrutura da instituição.

A avaliação feita pelos participantes ao final do encontro considerou que o conteúdo abordado foi satisfatório e relevante para a atuação profissional. A parceria torna os encaminhamentos para a DPPR mais assertivos e facilita ao usuário o acesso às políticas de garantia de direitos.

A aproximação não se encerra com o encontro. Esse foi “o pontapé inicial para uma parceria sólida com uma instituição em que o público alvo de um é o objeto do outro”, explicou a assistente social Gabriele Rezende. Ainda, entre as sugestões para o avanço da parceria está programada “uma conversa com os equipamentos de atendimento da FAS em cada regional, para aproximar a base - os profissionais da ponta, com os tipos de atendimento realizados pela DPPR”, afirmou.

O evento foi articulado entre a equipe do Serviço Social da DPPR, Ouvidoria e Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS