Em dois dias, Concilia Paraná na Câmara Municipal de Curitiba realizou mais de 200 atendimentos 16/09/2022 - 17:25

O frio e a chuva não espantaram as pessoas que procuraram atendimento em mais uma edição do mutirão de atendimento jurídico Concilia Paraná, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio da Assessoria de Projetos Especiais (APE), em parceria com a Câmara Municipal de Curitiba. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), a casa de leis recebeu a população que precisava resolver de forma amigável situações da área de Família e, mais uma vez, a maioria dos atendimentos foi para a realização de divórcio.

Foi o que foram buscar a psicóloga Débora Caroline da Costa e o chef de cozinha Guilherme Marcelino. Eles ficaram sabendo do mutirão pelas redes sociais, fizeram o pré-cadastro pelo site da Defensoria e foram realizar o divórcio na quinta-feira. “O atendimento foi muito bom, desde a recepção até a assessora [que nos atendeu] aqui”, avalia Guilherme. “Agora, daqui a 30 dias nós temos que entrar em contato [com a Defensoria] para ver o andamento do processo, mas, neste momento, está feito!”, explica Débora.

Até mesmo quem não compareceu ao local com a parte contrária para realizar a conciliação conseguiu atendimento. A cuidadora Inês Pessuti procurou o mutirão na quinta-feira e aproveitou para tirar dúvidas e voltar no dia seguinte, com o esposo, para formalizar a separação, que já dura 11 anos. “A gente foi empurrando com a barriga e o divórcio tá tão caro, né? E aí, como aqui tem atendimento gratuito...”, explica. Ela conhecia muito pouco do trabalho da Defensoria Pública e saiu satisfeita com o atendimento. “Eu nem sabia [do mutirão], o meu filho que viu na internet e fez o cadastro. E eu cheguei aqui e fui super, mega bem atendida!”, avalia.

No caso da professora Thayná Hey, o divórcio foi realizado por videochamada porque a parte contrária estava em outra cidade. Ela já havia procurado a DPE-PR e tentado o agendamento, mas não conseguiria ser atendida rapidamente, então, o mutirão antecipou a resolução do divórcio. “Essa semana eu entrei em contato com a Defensoria e eles falaram sobre o mutirão. É bem tranquilo e foi muito bom”.

 

Ao lado da população - “Foram mais de 110 acordos realizados nesta terceira edição, o que demonstra a necessidade da população pelos serviços da Defensoria Pública, bem como a confiabilidade da Instituição perante os cidadãos e cidadãs paranaenses. Saímos de mais um mutirão com o sentimento de dever cumprido, com a motivação para o planejamento de novas edições e com a certeza de que a Defensoria Pública do Paraná está onde deve estar, ao lado da população”, avalia o defensor público coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE), Matheus Munhoz.

Esta é a terceira edição do Concilia Paraná - a primeira ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, nos dias 28 e 29 de abril. A segunda edição ocorreu em Paranaguá, no dia 28 de julho. Os três mutirões, somados, já realizaram cerca de 470 atendimentos.

 

Equipe - O mutirão “Concilia Paraná” na Câmara Municipal de Curitiba contou com o trabalho dos defensores públicos Matheus Munhoz, Eduardo Abraão e Nicholas Moura e Silva e da defensora Mariana Gonzaga Amorim; das assessoras Amanda Camboim, Ana Caroline da Silva, Bruna Abdala, Carolina Andrade Vieira Machado, Cintia Cristiane da Silveira, Eleonora Laurindo, Flavia Portela, Giovana Daledone, Juliana Bitencourt, Larissa Mayer, Maryane Gomes, Naianne Carolina Campos, Priscila Caroline Rosa, Rafaela Monaro, Simone Correa da Maia; dos assessores Luis Renan Coletti, Luiz Roberto Feltran e Tobias Vieira Paim; da relações públicas Janaína Ferreira dos Santos, das estagiárias Anna Clara Lohmann, Bruna Elisa Maestrelli Mendes, Christina Marques Carreiro, Giovanna Fiorellini Muzeli, Lorena Cruz e Marina Blosfeld e do estagiário Matheus Xavier de Almeida, além da advogada voluntária Izabela Robl. Também trabalharam no Mutirão a profissional de Informática Carla Reis, o estagiário da Informática Luis Henrique Zamperlini de Campos, as jornalistas Rosane Mioto e Thaís Camargo e o jornalista Diego Ribeiro.

 

GALERIA DE IMAGENS