Eleição para o cargo de DPG acontece nesta segunda-feira (26)
26/07/2021 - 16:20

O pleito eleitoral para o cargo de defensor público-geral do Estado do Paraná (DPG), para o biênio 2021/2023, acontece ao longo desta segunda-feira (26). O defensor público André Ribeiro Giamberardino e a defensora pública Camilla Vieira da Costa concorrem ao cargo.
A votação iniciou às 8h e está prevista para terminar às 17h por meio do sistema de voto eletrônico. O voto é obrigatório para as defensoras e os defensores públicos. Atualmente são 108 membros na instituição.
Para candidatar-se à função, é necessário que o membro esteja estável na carreira de defensor público do estado, além da idade mínima ser de 35 anos.
Quando terminar o horário da votação, o sistema gerará, automaticamente, o número de votos computados para cada candidato, brancos e nulos. O resultado será impresso e homologado pela Comissão Eleitoral, que declarará o vencedor do pleito.
André Ribeiro Giamberardino
Nasceu em Curitiba/PR em 22 de junho de 1984. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 2006, mesma universidade onde fez Mestrado em 2008 e Doutorado em 2014 na área de Direito Penal, Processual Penal e Criminologia.
Entrou na instituição em 2010. Aprovado e nomeado em 2013, ocupou o cargo de Subdefensor Público-Geral, a convite da Defensora Pública-Geral Josiane Fruet Bettini Lupion, até julho de 2015. Atuou no Fórum Des- centralizado de Santa Felicidade e depois no Setor de Execução Penal de Curitiba, chegando a coordenação do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP).
Camilla Vieira da Costa
Natural de São Paulo, em 2006 Camilla graduou-se em Direito pelo Centro Universitário UNI-FMU é mestra em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná (2020), com estágio de pós-graduação no Laboratório de Estudos de Gênero e Sexualidade da Universidade Paris 8, na França.
Ingressou na Defensoria Pública do Estado do Paraná em 2013. Coordenou o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos (GTDH) da instituição. Em 2016-2017 foi eleita para coordenar o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH).