EDEPAR encerra I Congresso Interdefensorias com discussões relevantes e urgentes no contexto pós-pandemia 06/12/2021 - 09:58

Encerrou-se hoje, dia 3/11, o "I Congresso Interdefensorias de Acesso à Justiça - Desafios e Perspectivas no Contexto Pós-Pandêmico". O evento foi realizado pela Defensoria Pública do Paraná em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola da Defensoria Pública do Paraná (EDEPAR) e da Escola da Defensoria Pública de Minas Gerais (ESDEP-MG).

Durante toda a semana, compareceram defensoras e defensores públicos do Paraná, Minas Gerais, Amapá, Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre outros estados. Servidoras(es) da DPE-PR também marcaram presença no evento e apresentaram trabalhos.

De forma presencial e virtual, o primeiro dia do encontro ocorreu no dia 29/11, com a abertura do Congresso pela manhã. À tarde, iniciaram-se os painéis "Encarceramento Feminino" e "Encarceramento no contexto pós-pandêmico".

No segundo dia (30/11), a DPE-PR e a DPE-MG oportunizaram às defensoras e defensores públicos dos Estados do Paraná e de Minas Gerais que apresentassem livros de sua autoria, divulgando suas pesquisas acadêmicas e práticas defensoriais. Pela tarde, ocorreu a apresentação dos painéis ""Diversidade e Direitos Humanos no pós-pandemia"" e “Efetividade e acesso aos órgãos internacionais de direitos humanos no pós-pandemia”.

Já na quarta-feira, (1/12), terceiro dia do encontro, houve a apresentação de resumos e artigos que passaram por aprovação de uma comissão avaliadora, segundo os critérios estabelecidos no edital do congresso. Também foram apresentados os painéis "Giro Punitivo e Neocriminalização" e "Garantias processuais penais no pós-pandemia"

No quarto dia de evento (2/12), pela manhã, ocorreram os painéis "Processo digital e Judiciário 4.0” e "Novas tecnologias e acesso à justiça". À tarde, os temas foram “SUS no pós-pandemia” e "Acesso à Moradia e Saneamento Básico".

No último dia, no encerramento, os participantes da mesa e da comissão avaliadora realizaram a premiação dos três melhores artigos submetidos ao Congresso.

Ainda, o fechamento do evento também contou com a posse da nova Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), Jennifer Beltramin Scheffer, a 4.ª mulher a presidir a associação.

GALERIA DE IMAGENS