EDEPAR e ASCOM lançam manual para jovens entre 16 e 17 anos que desejam tirar o Título de Eleitor(a) 20/04/2022 - 11:56

Vai fazer 16 anos até o dia das eleições, em 2 de outubro? Se sim, você pode tirar o Título de Eleitor(a) e exercer o direito ao voto! Mas, para isso, é preciso que você faça o Título até o dia 4 de maio, a data limite para tirar, regularizar ou transferir o Título.

O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 17 anos, e, de acordo com estudos, isso tem feito com que a participação dessa faixa etária nas eleições tenha caído nos últimos anos.

O Paraná tem hoje cerca de 44 mil jovens entre 16 e 17 anos aptos(as) a votar nas Eleições 2022. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2022, existam cerca de 310 mil jovens nesta faixa etária em todo o estado.

Durante a Semana do Jovem Eleitor, que ocorreu em todo o Brasil de 14 a 18 de março, foram emitidos 5.163 Títulos no Paraná, ou seja, ainda há muitos e muitas jovens que podem tirar o Título aqui em nosso estado a tempo de poder votar.

Pensando em auxiliar esse pessoal, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, por meio da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) e de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), elaborou um manual sobre como fazer o Título sem sair de casa.

Confira aqui o manual

GALERIA DE IMAGENS