Disque Defensoria 129: em dois meses, serviço supera mil atendimentos com quase 80% de aprovação 19/03/2025 - 17:36

O Disque Defensoria 129 completa nesta quinta-feira (20) dois meses de funcionamento após seu lançamento oficial. Desde então, já foram realizados 1.027 atendimentos à população. O canal oferece uma alternativa para tirar dúvidas sobre o primeiro atendimento jurídico na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Todas as informações são prestadas por meio de uma ligação gratuita (discagem 129). Até o momento, o serviço é restrito a moradores e moradoras de Curitiba e região metropolitana.

Durante os dois meses de operação, o projeto registrou avaliação positiva de 78,6% entre as pessoas que responderam à pesquisa de satisfação disponibilizada no fim da ligação. Nos atendimentos realizados pelo Disque Defensoria 129, a população atendida pela DPE-PR é encaminhada para realizar o primeiro agendamento por meio da plataforma Luna ou diretamente para a sede da Defensoria Pública mais adequada ao seu caso, onde receberá orientações sobre os próximos passos e a assistência necessária.

A defensora pública e coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), Beatriz da Silva Giublin Demeterco, ressalta a importância do serviço para a população. "O principal objetivo do 129 é otimizar o tempo das pessoas, evitando deslocamentos desnecessários até as sedes em busca de informações sobre como acessar o atendimento da instituição", afirma. Ela também avalia de forma positiva os dois primeiros meses de funcionamento e ressalta que a equipe está constantemente empenhada em aprimorar o atendimento.

O atendimento do Disque Defensoria 129, segundo Demeterco, também tem buscado melhorar o serviço presencial das sedes, uma vez que o público consegue solicitar a assistência jurídica já com as principais informações prévias em mãos.

Quando ligar?

O canal telefônico opera de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 11h às 16h. Clique aqui e confira mais sobre o serviço.