Direitos da população LGBTI em destaque na Defensoria 29/06/2016 - 13:20

A Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar), em conjunto com a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Edepar) e com o Núcleo de Atendimento Inicial de Família da DPPR, realizou uma programação especial no dia 28 de junho (terça-feira) para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI.
Duas palestras gratuitas e abertas ao público foram realizadas na sede central da Defensoria Pública do Estado, em Curitiba. A primeira, ministrada por Giana De Marco, especialista em direitos LGBTI e membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PR, abordou o tema “O registro de filiação homoafetiva”. Na sequência, Vanessa Alves Vieira, coordenadora do Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública de São Paulo, falou sobre a “Tutela dos direitos LGBTI pela Defensoria Pública”.
O Núcleo Inicial de Família ainda realizou no dia uma rodada de atendimento especial para ações de requalificação civil para adequação registral de nome e gênero trans. Ou seja, um pequeno mutirão para promover a alteração do nome e do gênero de pessoas que mudaram de sexo no registro civil. A rodada foi destinada apenas a assistidos cujo atendimento já estava pré-agendado.