Dia do Servidor e da Servidora Pública: conheça o perfil dos (as) profissionais que atuam na DPE-PR 28/10/2021 - 10:20

Neste dia 28 de outubro, comemora-se o dia do Servidor e da Servidora Pública – profissionais essenciais para a prestação de serviços à população, para a execução de políticas públicas, para o acesso à Justiça e para a promoção da cidadania e da dignidade humana para todos e todas.
Na Defensoria Pública do Paraná, tais profissionais cumprem um papel essencial – estão na linha de frente atendendo a população, acolhendo, promovendo a escuta ativa e auxiliando na resolução de demandas junto a defensores e defensoras públicas. Quando não atendem diretamente a população, garantem que a instituição funcione, fazem a gestão de pessoas, coordenam sedes e muito mais. Não pararam durante a pandemia e se adaptaram para continuar servindo bem a população paranaense.
E quem são elas e eles?
Alguns números: 255 servidoras e servidores trabalham na Defensoria para levar acesso à Justiça a todas as regiões do Paraná!
São 179 agentes profissionais de diferentes formações, 39 técnicas e técnicos, e 37 comissionadas(os). Do total, 131 estão lotadas(os) na capital e 124 nas 17 sedes do interior do estado.
68 assessoras(es) jurídicas(os), 37 profissionais do Serviço Social e 31 da Psicologia são os principais quadros de apoio do trabalho de defensoras e defensores. Na Administração, a instituição conta com 19 assistentes, 18 assessoras(es), 12 administradoras(es), 10 contadoras(es), sete profissionais da Informática e seis secretárias executivas, além de 02 economistas, 02 engenheiras(os), 02 comunicadoras, um estatístico e uma socióloga, que embora não atendam diretamente o público, trabalham todos os dias em benefício da(o) cidadã(o) e de seus e suas colegas que estão no atendimento.
A maioria é feminina (71%).
E, no que diz respeito à cor/etnia, notamos que é preciso trabalhar muito para aumentar a participação de pessoas negras, amarelas e indígenas entre nós, afinal, do total de servidoras e servidores da Defensoria do Paraná, 75% se declaram como pessoas brancas, 12% como pardas, 6% se autodeclaram pretas e 3% são amarelas. Não há servidores(as) indígenas.
A média de idade é de 36,2 anos.
Parabéns, Servidoras e Servidores da Defensoria Pública do Paraná. E muito obrigada.