Defensoria se reuniu com agricultores de Iretama 27/07/2015 - 12:00

As assessoras jurídicas Vanusa Hoffmann e Kátia Brüning – representando a defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion – visitaram no último sábado (25/07) o distrito Águas de Jurema, na Comarca de Iretama, região centro-oriental do Paraná. Na ocasião, estavam presentes os vereadores Rubinho e Huck.

Reunidas com alguns moradores daquela região, as assessoras esclareceram dúvidas, apresentaram mapas e plantas confeccionados pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), e relataram o andamento das ações de usucapião que serão ingressadas pela Defensoria. Ainda, foram entregues aos moradores as cartilhas explicativas do Programa Pró-Rural. São quase 400 famílias hipossuficientes que aguardam a regularização de seus imóveis. Alguns assistidos, relataram que estão há mais de 35 anos residindo no distrito.

Pró-Rural - O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania no Campo atua nas áreas mais pobres do Estado, que apresentam dificuldades e desafios socioeconômicos semelhantes. Ele integra uma ação maior, que envolve secretarias estaduais, definida no Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, financiado pelo Banco Mundial.

Na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) são atendidas associações de agricultores familiares formalmente constituídas no mínimo há um ano, com 70% de agricultores familiares e que possuam sede ou área nos territórios e municípios do Pró-Rural. A Seab conta com o auxílio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) para organizar e capacitar os agricultores e na regularização fundiária das propriedades. Neste trabalho, o ITCG conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS