Defensoria realiza estudos para oferecer Intérprete de Libras em atendimentos na capital e no interior 23/03/2022 - 16:34

A Assessoria de Projetos Especiais, da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participou nesta quarta-feira (23/03) de uma reunião para ajustar um termo de cooperação técnica com o Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiência da prefeitura de Curitiba. O projeto tem um pilar principal: deixar a DPE-PR cada vez mais preparada e capacitada para poder atender todo mundo de forma cada vez mais inclusiva.
A proposta alinhada na reunião foi a de manter disponível um(a) profissional intérprete de Libras que, sempre que for necessário, possa ir até a DPE-PR e auxiliar o(a) servidor(a) e o(a) usuário(a) no atendimento em Curitiba. Um segundo objetivo é possibilitar que esses(as) profissionais possam ficar de prontidão para auxiliar servidores(as) e usuários(as) do interior de forma remota, pelos aplicativos de mensagens instantâneas.
Além disso, a DPE-PR pretende incluir os prédios de suas sedes na rota do programa “Acesso”, da Prefeitura de Curitiba, que amplia a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência. A pessoa poderá se registrar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para agendar o transporte.
“A parceria vai possibilitar um trabalho ainda melhor da Defensoria, e também vai fazer com que as pessoas saibam que a instituição está preparada para receber todo mundo”, afirmou o Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Cavalcanti Munhoz. Segundo ele, também será criada uma capacitação para servidores(as) que fazem o atendimento direto à população. “Isso, além de melhorar o trabalho do(a) servidor(a), vai fazer com que as pessoas atendidas saibam que serão bem atendidas, de forma humanizada”, ressaltou. Assim que o termo de Cooperação Técnica for assinado, o serviço estará disponível.
Além de Munhoz, participaram da reunião a Diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Curitiba, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes; a Coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda Costa Peixoto Primo, e a Assessora Jurídica Flávia Monteiro Caron.