Defensoria promove curso de capacitação para atendimento especializado a indígenas 01/09/2022 - 13:26

No mês de outubro de 2022, o Núcleo da Política Criminal e da Execução Penal (NUPEP) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) irá realizar um curso de capacitação para profissionais que atuam no atendimento a indígenas acusados(as) ou condenados(as) por crimes. O curso acontecerá na modalidade online, e as aulas acontecem nos dias 4, 6, 18, 20 e 25 do mesmo mês, com início sempre às 9h30, no canal da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) no YouTube. A Escola irá emitir certificados para as(os) participantes. 

É a primeira vez que a Defensoria promove um evento com essa temática. A participação é aberta a toda a população, e as inscrições podem ser feitas aqui, do dia 1.º de setembro ao dia 2 de outubro. O curso é totalmente gratuito. 

As quatro primeiras aulas serão ministradas pelo antropólogo Felipe Kamaroski, mestrando em Antropologia Social e pesquisador na área da descaracterização étnica de indígenas presos(as) no estado do Paraná. A aula de encerramento será ministrada pelo advogado indígena Maurício Terena, membro do Observatório de Justiça Criminal e Povos Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Segundo a assessora jurídica do NUPEP Anna Ashley Delima, o evento “é de vital importância”, já que a população indígena possui necessidades específicas e da população em geral devido a questões de língua e cultura. “O evento busca capacitar os atores do sistema de justiça, especialmente a defesa, no atendimento às pessoas indígenas acusadas ou condenadas criminalmente, de forma a efetivar o verdadeiro acesso à justiça e à ampla defesa desta população”, aponta a assessora.

 

GALERIA DE IMAGENS