Defensoria participa de conferência sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes 18/05/2018 - 12:20

Nesta quinta-feira (17), a Defensoria Pública do Paraná participou da “Conferência Livre do Boqueirão 2018 – Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, realizado no Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação. O evento foi organizado pelo Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Defensoria Pública e escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação do Boqueirão.
A conferência teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre o tema, além de inserir os jovens na construção de políticas públicas contra esse tipo de violência. Segundo a defensora pública Patrícia Rodrigues Mendes, o sistema de justiça paranaense (MP, TJ e DPPR) tem trabalhado em propostas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, resultando no Plano de Enfrentamento da Violência Sexual para a regional do Boqueirão. A ação busca promover a participação e o protagonismo dos adolescentes no projeto.
“Essa conferência livre vem como uma forma de participação e envolvimento dos adolescentes nesse plano. Foi muito interessante, pois a gente pode ver que os adolescentes se sentem parte dessa discussão. Eles contribuirão muito para as ações que já estavam sendo pensadas e desenvolvidas para o combate desse tipo de violência”, afirmou a defensora.
Para a defensora Ana Caroline Teixeira, o evento foi muito positivo por representar um primeiro passo nas ações do plano. O encontro permitiu que os defensores pudessem entender melhor as demandas do público-alvo do projeto. “Nós pudemos perceber como eles não tem informação suficiente. Quase todos trouxeram para uma demanda de que dentro das escolas não há informação a respeito do que é abuso, violência e exploração sexual, não existe informação sobre o que fazer quando se deparar com essa situação”.
Participaram da conferência representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, psicólogos, estudantes, professores, pedagogos, diretores e funcionários, além de representantes das secretarias municipal de educação e de saúde, da Fundação de Ação Social (FAS) e da sociedade civil organizada.