Defensoria inicia visita a Conselhos Tutelares de Curitiba 24/01/2017 - 17:51

A equipe multidisciplinar da Defensoria Pública do Paraná em Curitiba, que é formada por psicólogos e assistentes sociais, inicia nesta quarta-feira (25) uma série de visitas às sedes dos Conselhos Tutelares da capital. O objetivo é fazer uma aproximação dos profissionais que atuam na rede de atendimento à infância e juventude, com o intuito de melhorar o fluxo dos encaminhamentos entre as instituições do setor, diagnosticar problemas, propor soluções e discutir casos concretos de violações de direitos de crianças e adolescentes.
A iniciativa havia sido sugerida durante um encontro ocorrido na sede central da Defensoria Pública no dia 19 de janeiro, quando estiveram reunidos integrantes do Ofício da Infância e Juventude e representantes da Coordenação Colegiada e de cada regional dos Conselhos Tutelares de Curitiba.
Durante essa reunião, proposta pelo coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPPR em Curitiba, Marcelo Diniz, falou-se sobre como melhorar os processos de encaminhamento da população que busca auxílio na Defensoria e em outras instituições. Reforçou-se ainda a importância da atuação das equipes que atendem nos fóruns descentralizados e na Vara da Infância e da Juventude.
Participaram da reunião, representando a DPPR, o coordenador do CAM, Marcelo Diniz, o defensor público da Vara da Infância e Juventude Alex Lebeis Pires, as assistentes sociais Alice Santos de Souza e Gabriele Maria Rezende e o estagiário de Serviço Social André do Nascimento de Souza. Representando os Conselhos Tutelares estiveram presentes: Alzira Isabel Steckel, coordenadora do Colegiado e conselheira tutelar da Regional Matriz; Paula Regina, conselheira tutelar da Regional Portão; Jaber Geraldo Gonçalves Pinto (Santa Felicidade); Salete Costa (Bairro Novo); Claudete de Castro França (Pinheirinho); e Ana Soares dos Santos Paulino (Boqueirão).