Defensoria inicia atendimento a famílias atingidas pela explosão em Quatro Barras 19/08/2025 - 09:42

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participou, na noite da última segunda-feira (18), de um encontro com familiares das nove vítimas fatais da explosão ocorrida em uma empresa, em Quatro Barras, na semana passada. A conversa, proposta pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), ocorreu em um colégio no município da região metropolitana de Curitiba. A Defensoria esclareceu dúvidas e explicou quais os direitos das famílias neste momento, uma semana após o ocorrido e com a identificação dos corpos ainda em andamento.

A partir do encontro, o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da DPE-PR estabeleceu um canal de atendimento totalmente gratuito com os familiares e um diálogo com as demais instituições envolvidas.

"Nossa intenção é garantir que todas as pessoas tenham acesso a informações corretas e claras, além de explicar todos os direitos que elas têm em um momento como esse e assegurar que elas efetivamente tenham acesso à justiça", afirma Ricardo Menezes da Silva, defensor público e coordenador do NUDECON. Ele prestou solidariedade às famílias e ressaltou que a instituição está à disposição para acompanhá-las durante todo esse período.

O Governo do Estado pediu a intervenção da Defensoria ao constatar que golpistas tentavam se aproveitar da vulnerabilidade dos familiares com serviços jurídicos que supostamente aceleravam as etapas de investigação. O defensor público-geral, Matheus Munhoz, destacou a prontidão da instituição diante da gravidade da situação. “A Defensoria atendeu prontamente, já que é um caso em que as pessoas precisavam de orientação jurídica de forma imediata para evitarmos golpes e garantir o direito de cada uma delas de entender quais são os caminhos agora, neste momento de muita tristeza e dificuldade”, afirmou Munhoz.

A DPE-PR iniciou o serviço não só para as famílias dos mortos no ocorrido, mas também dos sete feridos e de todos aqueles que tiveram prejuízos indiretos – a exemplo de casas danificadas pela explosão.

Na conversa da última segunda-feira, as pessoas presentes puderam tirar dúvidas sobre direito à pensão pós-morte, formas de acesso à assistência jurídica gratuita e outros detalhes. O encontro reuniu também representantes da Polícia Civil, Polícia Científica, Bombeiros e da rede de assistência social dos municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

A Defensoria também estabelecerá diálogo com a Enaex para garantir o atendimento às necessidades emergenciais dos familiares.

Canal de contato com o NUDECON: (41) 99232-2977

GALERIA DE IMAGENS