Defensoria elege novo Conselho Superior para o biênio 2026-2028 30/01/2026 - 16:22
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) elegeu, na última quinta-feira, a nova composição de seu Conselho Superior para os próximos dois anos. Defensores e defensoras de todo o estado votaram, por meio eletrônico, para escolher cinco membros titulares e cinco membros suplentes. O mandato dos conselheiros e conselheiras que atuaram no biênio 2024-2026 encerra neste mês. O Conselho Superior da DPE-PR, presidido pela Defensoria Pública-Geral, tem atribuições consultivas, normativas e decisórias, conforme regimento interno.
“A regularidade do processo assegura que o novo colegiado assuma suas funções com plena legitimidade para deliberar sobre as diretrizes estratégicas e administrativas que regem a Defensoria Pública”, disse Luis Gustavo Purgato, defensor público presidente da Comissão Eleitoral. “Encerrado o processo de eleição dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Comissão Eleitoral informa que o pleito transcorreu dentro da mais absoluta normalidade e transparência, reafirmando a maturidade democrática e o compromisso ético da instituição”.
Além dos membros eleitos, a composição do órgão conta ainda com a Subdefensoria Pública-Geral, a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria-Geral. A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar) e a Associação das Servidoras e dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Assedepar) também integram as reuniões do Conselho Superior.
“A Comissão Eleitoral agradece a colaboração de todos os envolvidos, ressaltando que o sucesso desta etapa fortalece a união da classe e a excelência da atuação institucional”, destacou o presidente.
Conselheiros(as) titulares eleitos(as):
- Francine Faneze Borsato Amorese
- Henrique de Almeida Freire Gonçalves
- Mariela Reis Bueno
- Monia Regina Damião Serafim
- Wisley Rodrigo dos Santos
Conselheiros(as) suplentes eleitos(as):
- Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, como primeiro suplente
- Jeniffer Beltramin Scheffer como segunda suplente
- Vinicius Santos de Santana como terceiro suplente
- Flora Vaz Cardoso Pinheiro como quarta suplente
- Vitor Eduardo Tavares de Oliveira como quinto suplente


