Defensoria do Paraná participa do evento “Juventude de Curitiba em Ação” com oferta de orientação jurídica para jovens de 15 a 29 anos 06/06/2023 - 11:18

Uma vez por mês, de junho a outubro, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) irá oferecer orientação jurídica totalmente gratuita à população jovem de Curitiba que comparecer ao evento “Juventude de Curitiba em Ação”, realizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em vários pontos da capital. 

A iniciativa oferecerá aos jovens de 15 a 29 anos diversas atividades sobre trabalho, tecnologia, inovação, cultura, esporte e lazer e educação. A Defensoria Pública, por meio da equipe da Assessoria de Projetos Especiais (APE), fará uma espécie de mutirão de atendimento para tirar dúvidas dos presentes sobre direitos e também sobre os serviços disponibilizados pela instituição. Também serão feitos encaminhamentos e agendamentos para os setores especializados de acordo com a demanda dos e das participantes, além de consulta processual de casos já atendidos e que estão em andamento.

“A Defensoria Pública, enquanto instituição responsável pelo acesso à justiça da população hipossuficiente, tem por obrigação se colocar cada vez mais ao lado da população. Nesse sentido, é essencial a participação em eventos que contam com diversas ofertas de serviços públicos básicos e em que o foco se faz nas famílias e jovens potencialmente hipossuficientes”, explica Matheus Munhoz, defensor público e coordenador da APE.

Os eventos terão início em junho e acontecerão até o mês de outubro, um sábado por mês, sempre das 8h às 18h, em diferentes espaços - as feiras ocorrerão nas regionais da CIC e Tatuquara (17/06); Boqueirão e Bairro Novo (29/07); Cajuru e Matriz (26/08); Boa Vista e Santa Felicidade (23/09); e Portão e Pinheiro (29/10). 

Além da orientação jurídica, também acontecerá o Festival Talento Jovem, o Festival de Skate, Feira de serviços diversos, festivais esportivos e vivências de lazer. O objetivo principal é despertar a consciência cidadã da juventude curitibana e garantir o exercício da cidadania.

“A participação da instituição no programa Juventude em Ação é medida que certamente aproximará ainda mais a instituição daqueles que são a razão da sua própria existência, fazendo cada vez mais parte da cultura da população paranaense como uma instituição de referência na garantia dos direitos”, reforça Munhoz. 

Confira abaixo os dias, horários e locais de realização do evento.


SERVIÇO

 

Regionais CIC e Tatuquara

Data: 17 de junho (sábado)

Horário: das 08h às 18h

Local: Parque Yberê - Rua Luiz Carlos Pereira Tourinho, n.º 800, bairro Campo de Santana

 

Regionais Boqueirão e Bairro Novo 

Data: 29 de julho (sábado)

Horário: das 08h às 18h

Local: Praça Menonitas - Rua Paulo Setúbal, n.º 3291, bairro Boqueirão

 

Regionais Cajuru e Matriz 

Data: 26 de agosto (sábado)

Horário: das 08 às 18h

Local: Parque Olímpico do Cajuru - Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, n.º 510, bairro Cajuru

 

Regionais Boa Vista e Santa Felicidade

Data: 23 de setembro (sábado)

Horário: das 08h às 18h

Local: Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira - Rua Guilherme Ihlenfeldt, n.º 233, bairro Bacacheri

 

Regionais Portão e Pinheirinho

Data: 29 de outubro (sábado)

Horário: das 08h às 18h

Local: Praça Afonso Botelho - Rua Engenheiros Rebouças, n.º 3020, bairro Água Verde