Defensoria conquista segundo lugar em prêmio de inovação nacional 25/11/2025 - 16:43

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conquistou, na última segunda-feira (24), em Brasília, o segundo lugar do Prêmio de Inovação J.Ex 2025. Na categoria Laboratórios de Inovação, a DPE-PR ganhou destaque com o projeto InovaDEF. A Defensoria concorreu com outras 14 instituições, entre Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho e Ministérios Públicos, além da Advocacia-Geral da União. Uma das principais premiações nacionais, o Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.

“Este reconhecimento mostra a consolidação de um trabalho iniciado pela Defensoria Pública do Paraná em prol da transformação digital: inúmeras frentes de atuação, cooperação a nível nacional com outras Defensorias e o foco na melhoria do serviço para a população”, afirmou Matheus Munhoz, defensor público-geral. Ele recebeu o prêmio na capital federal e já havia conquistado um reconhecimento da J.Ex na edição de 2024.

A Defensoria também foi finalista em outras três categorias: Liderança Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação. Segundo o defensor público e assessor de tecnologia e inovação, Nicholas de Moura e Silva, o InovaDEF é um laboratório que busca congregar experiências, iniciativas e boas práticas inovadoras na instituição. Esse trabalho, que reúne defensores, defensoras, servidores e servidoras, permite o início de uma série de novos projetos que aprimoram os serviços da instituição.

“O InovaDEF, por si só, é um projeto inovador ao integrar, em um mesmo espaço, diferentes visões sobre os avanços necessários para a Defensoria”, explica Silva. “O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo, e que devemos fomentar ainda mais a inovação entre todos e todas da nossa instituição”.

O diretor de tecnologia e inovação, Fabio Guerra, também recebeu o prêmio em Brasília e integra a coordenação do InovaDEF.