Defensoria Pública inaugura posto de atendimento em Pontal do Paraná e amplia o acesso à justiça no litoral 22/09/2025 - 15:49

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) deu um passo fundamental para a consolidação de seus serviços no litoral do estado com a inauguração de um posto de atendimento em Pontal do Paraná. A cerimônia oficial, realizada nesta segunda-feira (22), celebrou o novo espaço e marcou o anúncio da doação de um terreno pela prefeitura para a futura construção de um posto de atendimento definitivo da instituição no município.
A solenidade, na Rua Dona Alba de Souza e Silva, no Balneário Ipanema, contou com a presença do Defensor Público-Geral, Matheus Munhoz, do Prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, além de defensores(as) públicos(as), servidores(as) da instituição e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Presente em Pontal do Paraná desde 2023, a DPE-PR, que antes realizava os atendimentos à população local a partir da sede de Paranaguá, agora firma sua autonomia com um espaço físico localizado em frente ao Fórum da cidade. A nova estrutura foi pensada para oferecer mais conforto e dignidade tanto para os usuários dos serviços quanto para a equipe de trabalho, facilitando o acesso e o acompanhamento de casos.
O Defensor Público-Geral, Matheus Munhoz, agradeceu a parceria com o poder público local. “A partir de agora, a população de Pontal passa a contar com uma unidade física da Defensoria que garantirá o melhor acolhimento. Agradecemos todo o esforço do Governo do Estado e da Prefeitura de Pontal no apoio e na parceria, que foram essenciais para viabilizar este novo espaço”, afirmou. A Primeira Subdefensora Pública-Geral, Lívia Brodbeck e Silva, reforçou a importância do lado humano do serviço. "Ter um espaço físico adequado é fundamental para garantir o atendimento qualificado, o acolhimento e a dignidade. É a Defensoria de portas abertas, mais próxima de quem mais precisa, especialmente da população em situação de vulnerabilidade", comentou.
A parceria foi reforçada com o anúncio do prefeito Rudisney Gimenes Filho sobre a doação do terreno. A área abrigará, futuramente, um Posto de Atendimento Comunitário da Defensoria Pública (PADEF), que são estruturas modulares e sustentáveis e buscam expandir o alcance dos serviços da instituição. A 2ª Subdefensora Pública-Geral, Thaisa Oliveira, que está à frente do projeto na instituição, explicou que a DPE-PR já conta com quatro emendas parlamentares federais para a construção dos postos.
"Trata-se de momento único para a nossa instituição, pois foi a primeira vez que conseguimos recursos via emendas federais. Tão logo tivemos a confirmação, trabalhamos junto ao Município para conseguir a doação de um terreno e podermos construir nosso posto de atendimento próprio em Pontal. É um trabalho sincronizado em várias esferas para que o atendimento à população de Pontal se fortaleça ainda mais", afirmou Oliveira.
O prefeito Rudisney Gimenes Filho agradeceu a parceria e ressaltou que o posto de atendimento inaugurado é uma conquista para a população, que passa a contar com um suporte jurídico mais robusto e acessível. "A importância deste posto de atendimento é trazer para a população mais acesso aos serviços jurídicos e mais qualidade de vida. Com este atendimento permanente, tenho a certeza de que a população terá melhores condições para buscar os seus direitos. É um grande avanço para o nosso município", destacou.
Atendimento qualificado e humanizado
A defensora pública Luiza Oliveira Bengtsson, que tomou posse em agosto e atua na comarca, ressalta a variedade e a proximidade do trabalho realizado. Para ela, a nova sede permite um cuidado especial com cada caso.
“Atuamos em muitas áreas, como Família, Cível, Criminal e Infância, sempre buscando a resolução amigável e o bem-estar das pessoas. Por ser uma cidade menor, conseguimos pensar em cada uma das vidas impactadas pelo nosso trabalho”, explica a defensora. “A proximidade com o Fórum é um grande facilitador, e a equipe tem sido muito eficiente. É muito gratificante ser lembrada todos os dias do porquê escolhi ser defensora pública e ver o impacto positivo do nosso trabalho na vida dos cidadãos de Pontal.”
O sentimento de avanço é compartilhado pela equipe de servidores, que já percebe os resultados do novo local. "Nosso volume de atendimento nesse primeiro mês foi bem alto, o que significa que em poucas semanas conseguimos fazer diferença para muitas pessoas. Queremos oferecer um atendimento ainda melhor para todos e estamos caminhando para isso", comemora a técnica-administrativa Aline Lemes, que também atua no posto de atendimento da DPE-PR.
Serviço
O novo posto de atendimento da Defensoria Pública em Pontal do Paraná está localizado na Rua Dona Alba de Souza e Silva (Praça de Esportes Lauro Fusculin), no Balneário Ipanema. O atendimento ao público é realizado de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia o Defensor Público-Geral, Matheus Munhoz; o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; a defensora pública atuante na comarca, Luiza Oliveira Bengtsson; a Primeira Subdefensora Pública-Geral, Lívia Brodbeck e Silva; a Segunda Subdefensora Pública-Geral, Thaisa Oliveira; o Promotor de Justiça, Joel Carneiro da Silva Filho; as Juízas de Direito, Carolina Valiati de Rosa e Cristiane Dias Bonfim; a Vice-Prefeita, Patrícia Marcomini; a Procuradora-Geral do Município, Verginia Mara Pedro; a Presidente da Câmara de Vereadores, Elinete Guimarães Rosa; e o Presidente da Colônia de Pescadores, Rubens de Veiga, além de representantes da OAB Paraná e da OAB Litoral, secretários e vereadores do município, defensores(as) públicos(as), servidores e servidoras da instituição.