Defensoria Pública em Maringá promove atendimento especial para famílias que aguardam vagas na rede pública de ensino 09/02/2026 - 16:48
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Maringá realizará, na próxima sexta-feira (13), um mutirão de atendimento jurídico gratuito a famílias que encontram dificuldades para conseguir vagas em estabelecimentos de educação pública. A ação tem como foco assegurar o acesso à educação para crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos. O mutirão ocorre entre 12h e 17h, por ordem de chegada e sem limite de senhas.
O atendimento especial ocorrerá na sede da Defensoria em Maringá. A iniciativa visa agilizar a análise de casos de estudantes que estão fora da sala de aula ou em listas de espera. Durante o mutirão, a equipe da Defensoria analisará a situação de cada família e, se necessário, adotará as medidas extrajudiciais ou judiciais cabíveis para garantir a matrícula na rede de ensino.
Para receber o atendimento, não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao local dentro do horário estipulado com a documentação abaixo.
Documentação necessária
Os responsáveis legais pela criança ou adolescente devem apresentar os seguintes documentos originais:
- RG e CPF do responsável legal;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda familiar;
- Documento pessoal da criança e/ou adolescente (Certidão de Nascimento ou RG);
- Comprovante de inscrição na fila de espera (pode ser foto/print da tela).
Serviço:
Mutirão de vagas em escolas da rede pública
Público-alvo: Crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
Data: 13/02/2026 (sexta-feira)
Horário: 12h às 17h
Local: Sede da Defensoria Pública em Maringá (Avenida Tiradentes, 1289, Zona 04).







