Defensoria Pública do Paraná e Me Too Brasil realizam palestra em Paranavaí sobre prevenção e combate à violência sexual 06/04/2024 - 10:01

Na última sexta-feira (05/04), a fundadora e presidente do Me Too Brasil, Marina Ganzarolli, em parceria com a Defensoria Pública do Estado Paraná (DPE-PR) em Paranavaí, realizou uma palestra sobre prevenção e combate à violência sexual. O evento ocorreu no Centro de Conferências da Universidade Estadual do Paraná Campus de Paranavaí (UNESPAR). Na palestra, estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outras instituições, além de movimentos sociais e estudantes. O Me Too desenvolve, em escala global, um trabalho voltado a mulheres vítimas e sobreviventes de violência sexual.

“Ao realizar esse momento de educação em direitos, o evento teve grande importância para a sensibilização das redes locais sobre o tema da violência e abuso sexual, principalmente contra crianças e adolescentes. É fundamental que atividades informativas dessa relevância cheguem a todo o estado por meio da Defensoria Pública”, destaca Gabriel Schmitt Roque, defensor público em Paranavaí. Ele fez uma fala de introdução à palestra. A abertura do evento ainda contou com uma apresentação musical do Coro Jovem do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí.

Além da palestra, representantes do Me Too Brasil também fizeram uma discussão sobre o tema, com a participação do defensor público em Paranavaí Guilherme Rebelo. A fundadora da organização ressaltou que a DPE-PR tem um papel fundamental na promoção de direitos, fato que reforça a importância da parceria. “O acesso aos direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Maria da Penha é determinado por uma série de fatores socioeconômicos. E mesmo que haja barreiras, a Defensoria Pública desempenha maravilhosamente bem o acesso à Justiça”, pontua Ganzarolli. Ela também é idealizadora da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) e integrante do Comitê Consultivo do Elas Lideram 2030 - iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).