Defensoria Pública do Paraná atende 137 pessoas na Feira da Cidadania na Praça Rui Barbosa 24/03/2022 - 16:38

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) atendeu 137 pessoas na Feira da Cidadania, durante esta quinta-feira (24/03) na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Os atendimentos solicitados foram orientações e assistências jurídicas em vários assuntos, como Família, Criminal, Defesa do Consumidor(a), entre outros. Os Defensores(as) e Servidores(as) que atuaram Feira da Cidadania avaliam que a adesão da população foi muito positiva, mostrando que a instituição está cada vez mais sendo procurada como referência. “A gente pode notar aumento significativo no número de atendimentos. A Defensoria tem sido referência como porta de entrada para quem busca saber efetivamente qual é o seu problema, se jurídico ou não, e como solucioná-lo”, explicou o Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, o Defensor Público Matheus Cavalcanti Munhoz.

Segundo Munhoz, hoje, o atendimento mais solicitado foi o de acompanhamento processual em casos em que o usuário da DPE-PR já tinha processo em andamento. “Teve também muito atendimento para entrarmos com ações na área cível, casos criminais, e até transferência de cumprimento da pena para outras cidades, mas também bastante pedido de serviços básicos como inclusão de nome de casado no RG”, explicou.

A Feira da Cidadania, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Família (SEJUF), ofereceu serviços públicos essenciais à população que está mais distante da região central da capital. Alguns dos serviços ofertados são orientações jurídicas da própria Defensoria, assim como emissão de documentos, ofertas de empregos pela Agência do Trabalhador, orientações feitas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), entre outros, como parcelamentos de débitos em contas de água e luz.

 

Todos os serviços disponibilizados na feira são gratuitos. Esta foi a 5.ª Feira da Cidadania da qual a DPE-PR participou. Em todas as edições, já foram atendidas 350 pessoas.