Defensoria Pública de Guarapuava participa de Audiência Pública sobre cortes de vagas em período integral nos CMEIs da cidade 24/01/2020 - 17:01

Na última quinta-feira (23), a defensora pública de Guarapuava, Mariela Reis Bueno, participou da Audiência Pública sobre a Educação Infantil em Tempo Integral que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade.
A defensora participou e fez uso da fala para defender o período integral como direito das crianças, bem como das famílias que precisam trabalhar para prover seu sustento. “Com a redução a meio período as mulheres mães, dentro de um recorte de gênero, serão as mais afetadas, muitas não poderão trabalhar fora com o filho meio período no CMEI, podendo ser submetidas a situações de violência e/ou vulnerabilizando sua condição social a ponto de não poderem mais sustentar sua família”. Disse Dra. Mariela. Salientou ainda, que "a educação é uma porta para superação da criminalidade que atinge crianças e adolescentes".
Ainda no final de 2019 as rematrículas foram disponibilizadas apenas para meio período, o que afetou diretamente as famílias que mantinham integralmente seus filhos em período integral nos CMEIs. Só no início do ano de 2020, aproximadamente, 250 famílias procuraram a Defensoria Pública para tirar dúvidas referentes à garantia da vaga integral no CMEI.
A Defensoria Pública de Guarapuava, tem processos para a garantia de vagas nos CMEIs do município desde 2019 e pontua que recebeu com preocupação a nova política pública da educação infantil. A judicialização foi necessária pela falta de vagas oportunizadas pela Secretaria de Educação.