Defensoras e servidoras realizam visita técnica a casa-abrigo para mulheres em situação de violência 06/04/2022 - 09:31
Na última quinta-feira (31/03), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e a equipe do posto avançado da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) na Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba realizaram uma visita técnica à Unidade de Acolhimento Institucional Pousada de Maria, equipamento da rede de atenção a mulheres em situação de violência gerido pela Prefeitura de Curitiba.
O objetivo da visita foi criar um canal de diálogo para estabelecer um fluxo de encaminhamento, para a Defensoria Pública, dos casos que necessitem de atendimento jurídico e psicossocial realizado pela equipe multidisciplinar da Defensoria que atua na CMB.
Na ocasião, as Defensoras e Servidoras da DPE-PR conheceram o fluxo de acolhimento da Unidade, verificaram a estrutura física e de segurança do local e abordaram casos especiais que ainda não conseguiram encaminhamento para a casa-abrigo, como as mulheres trans e as mulheres em situação de rua gestantes ou com filhos pequenos. Em relação a estas últimas, o NUDEM já tem reunião agendada com o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) de Curitiba e com o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) para tratar do assunto.
De acordo com a Defensora Pública Coordenadora do NUDEM, Mariana Martins Nunes, a visita possibilitou à equipe da DPE-PR “ver de que forma a gente pode atuar para as pessoas que não acessam esse serviço e, no serviço que já existe, de que forma podemos incidir na política pública no sentido de fazer algumas recomendações e aperfeiçoamentos”.
Participaram da visita a Coordenadora do NUDEM e também a Defensora Pública Paula Grein Del Santoro, a Assistente Social Janaine Priscila Nunes dos Santos e a Psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes, que pertencem à equipe da Defensoria Pública na Casa da Mulher Brasileira.
A foto é meramente ilustrativa. O endereço das unidades é sigiloso e a identidade das mulheres e suas crianças é preservada a fim de protegê-las de novas agressões.