Defensora Pública-Geral do Paraná dá posse aos novos defensores 31/10/2013 - 10:40

Nesta quarta-feira (30/10), em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a defensora pública-geral do Estado, Josiane Fruet Bettini Lupion, na presença do governador Beto Richa, deu posse aos novos defensores públicos do Paraná. A solenidade contou também com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os novos profissionais foram nomeados pelo governador no dia 15 de outubro.

“A posse e o exercício dos defensores consolidam a reestruturação da Defensoria Pública do Paraná”, afirmou a defensora pública-geral. Ela acrescentou que os novos profissionais realizarão um trabalho humano em defesa dos direitos dos cidadãos paranaenses. Estima-se que 60% da população do Estado, maior de 18 anos, não tem condições de pagar um advogado.

Para o ministro José Eduardo Cardozo, as leis, muitas vezes, representam grandes conquistas retóricas, mas não têm correspondência social. “A afirmação de que o Brasil é um Estado democrático exige consequências importantes e uma delas é que a Justiça tenha equilíbrio. A Defensoria Pública tem papel fundamental na cidadania. Os defensores públicos do Paraná contribuirão para o equilíbrio da Justiça. Eles estarão ao lado dos excluídos, dos que têm direito na lei, mas muitas vezes não têm direito na sociedade", declarou.

O presidente da OAB-PR, Juliano Breda, comemorou mais este passo na efetiva estruturação da Defensoria Pública do Paraná, o que, segundo ele, cria um novo capítulo na história dos direitos fundamentais do cidadão paranaense. “Hoje, damos um grande passo para a construção de uma sociedade mais fraterna e igualitária”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes, da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e da secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Thereza Uille Gomes.

PRÓXIMOS PASSOS

Na tarde desta quinta-feira os novos defensores se reúnem para fazer a escolha de lotação. Depois, eles deverão passar por um curso de formação promovido pela DPPR entre os dias 18 de novembro e 6 de dezembro. Até o final do ano eles já devem começar a atuar tanto na capital quanto no interior do Estado. A previsão é de que até o final de 2014 outros doze municípios do interior, além de cidades da região metropolitana de Curitiba e litoral, já contem com os serviços da Defensoria Pública.

GALERIA DE IMAGENS