Defensor público-geral visita os “Econúcleos” da Defensoria Pública do Maranhão 20/08/2021 - 16:54

O defensor público-geral, Eduardo Abraão, visitou na manhã desta sexta-feira (20/8) as sedes dos núcleos ecológicos, conhecidos como “Econúcleos”, da Defensoria Pública do Maranhão. As instalações ficam na zona rural e em Itaqui-Bacanga, regiões de grande adensamento populacional da capital maranhense e que possuem grande índice de violação de direitos e escassez de políticas públicas.
O DPG já estava na capital maranhense, desde a última quinta-feira (19/8), participando da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais.
A estrutura dos Econúcleos é feita de Contêineres e possibilita a interiorização dos serviços da Defensoria do Maranhão com uma redução considerável nos custos. Essas unidades são dotadas de placas solares, que garantem a autossuficiência de energia do imóvel.
Os núcleos ecológicos proporcionam aspectos positivos como a economicidade e a sustentabilidade, além da responsabilidade social. Segundo o Dr. Eduardo a visita foi importante para conhecer melhor as vantagens dessa iniciativa da Defensoria maranhense. “O projeto é muito interessante, pois une diversos fatores positivos importantes, como sustentabilidade, maior aproximação da defensoria com a comunidade, boa identidade visual institucional, ótimo custo/benefício e, ainda, auxilia no processo de reinserção social das pessoas privadas de liberdade, uma vez que parte das instalações e mobiliários são construídos no processo de remição de pena pelo trabalho”.
O defensor-geral do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos, acompanhou o Dr. Eduardo na visita juntamente com outros defensores. Na ocasião foi possível conhecer novas ideias, que possibilitem o fortalecimento e ampliação dos serviços das defensorias no país. “Manteremos contato com a Defensoria maranhense e faremos estudo de viabilidade para possível adoção também pela defensoria paranaense no futuro”, declara o DPG.