DPPR realiza a primeira eleição para o cargo de Defensor Público-Geral 08/03/2013 - 10:40

Foi realizada nesta segunda-feira (30/09) a primeira eleição para o cargo de Defensor Público-Geral da DPPR. Na ocasião, a defensora pública Josiane Fruet Bettini Lupion foi reconduzida por seus pares ao posto que ocupa desde 30 de setembro de 2011, quando foi nomeada pelo governador Beto Richa. A Defensoria Pública do Estado do Paraná foi criada em 1991 e regulamentada por meio de Lei Orgânica em 19 de maio de 2011.

Josiane teve papel importante na elaboração do projeto da Defensoria Pública do Paraná. Antes de tornar-se a primeira defensora pública-geral do Estado, ela já havia atuado durante 28 anos como advogada de carreira do poder executivo estadual. Após sua nomeação, outros nove defensores públicos, que atuavam como advogados do Estado e optaram pela carreira, foram nomeados, em outubro de 2011.

Nesta primeira eleição, Josiane concorreu em chapa única e foi eleita por unanimidade para um novo mandato de dois anos. Aguarda-se, agora, a nomeação por parte do governador do Estado, o que deve ocorrer em até 15 dias, conforme estabelece o artigo 13 da Lei Orgânica da Defensoria Pública. Até lá, o defensor público Osni Batista Padilha segue como defensor público-geral, cargo que ocupa desde 28 de agosto, quando Josiane se desincompatibilizou para o período eleitoral. Após a nomeação, Osni segue como subdefensor público-geral da DPPR.

GALERIA DE IMAGENS