DPPR em Guarapuava estabelece parceria com a Regional de Saúde 28/11/2017 - 15:20

A Defensoria Pública em Guarapuava realizou na sexta-feira (24) uma reunião com representante da 5ª Ouvidoria Regional de Saúde do município para facilitar ações referentes a medicamentos não fornecidos pelo sistema público. O objetivo é promover ao assistido da Defensoria um atendimento integrado entre a instituição e à Ouvidoria de Saúde para a obtenção das Justificativas de Fornecimento do Estado e do Município, documentos essenciais para o ingresso nas ações de Obrigação de Fazer referente a fornecimento de medicamentos.
A partir de agora, o assistido que requer um medicamento não precisa comparecer fisicamente à Secretaria de Saúde e a Ouvidoria da 5ª Região, pois o pedido será feito digitalmente através do Sistema SIGO da Secretaria de Saúde do Paraná. Um servidor da Defensoria Pública faz a solicitação via sistema e, no prazo de 5 a 10 dias, é encaminhado à instituição, via e-mail, as Justificativas de Fornecimento do Estado e Município a respeito do medicamento solicitado.
“Este é o caminho de aproximação entre os interesses dos assistidos pela Defensoria e toda Rede de Assistência e Serviço ao Cidadão Paranaense com o objetivo de aprimorar e facilitar os processos burocráticos para obtenção dos seus direitos”, explica a servidora da DPPR Juliana Falcão Fidalgo.