DPG inicia visitas às sedes da Defensoria em Curitiba 10/05/2018 - 16:30

Desde o início do mês, o defensor público-geral, Eduardo Abraão, iniciou as visitas pelas sedes da Defensoria Pública em Curitiba.

A primeira a receber o DPG foi o 2º Grau de Jurisdição ,onde é feito o acompanhamento de todos os processos que passam pela Defensoria, atuando também nos recursos no Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. O DPG foi recepcionado pela Coordenadora do 2º Grau de Jurisdição no Setor Cível e Criminal, Dra. Suzete de F. Branco Guerra, e os demais Defensores de 2º Grau, Dra. Vânia Maria Forlin, Sérgio Parigot de Souza, Regina Y. Takahashi, assessores jurídicos Italo e Alexandre, e  pelo corpo de estagiários.

“Decidi percorrer nossas sedes para saber como está o andamento de cada segmento, quais são as maiores demandas e necessidades. A ideia é deixar a Defensoria mais acessível à população paranaense e para que isso ocorra precisamos estar cientes do que se passa em cada local de atendimento, buscando melhorar e fortalecer os principais pontos”, esclareceu o defensor geral.

Outra sede já visitada pelo doutor Eduardo foi a da Vara Criminal, onde a atuação da Defensoria Pública é na defesa técnica em causas envolvendo crimes patrimoniais e pequenos traficantes. Segundo o defensor público Rodolpho Mussel de Macedo, coordenador da área, o trabalho desenvolvido, como em qualquer setor da Defensoria, tem suas limitações materiais e de recursos humanos, mas ainda assim é inspirador. “É inspirador porque conseguimos notar isso no afinco de cada um de nós no cotidiano. Além disso, o comprometimento dos profissionais envolvidos é reconhecido pelos assistidos da Defensoria Pública até mesmo quando não obtemos êxito na causa. ”

Sobre a visita do DPG à vara criminal, Rodolpho acredita que seja essencial para um fortalecimento da instituição. “É muito importante para a manutenção da proximidade da Administração Superior da Defensoria Pública com a equipe que atua na área criminal em Santa Cândida. Ver o esforço diário reconhecido é uma grande satisfação para todos os envolvidos no trabalho, desde o estagiário até o Defensor Público”, completa ele.

Encerrando as primeiras visitas da semana, o DPG esteve no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, onde foi recebido pela defensora pública Yara Flores Lopes Stroppa, responsável por acompanhar os processos da área. Para a doutora, a presença do DPG na sede da instituição fortalece o trabalho desempenhado por eles e contribuiu para melhores atendimentos. “É nítida a mudança da Defensoria nos últimos meses. Não só internamente, mas externamente também. Precisamos desta relação mais próxima com a administração da instituição. ”

O DPG deve visitar todas as sedes da capital e na sequência programar visitas pelas sedes em todo o Estado.

GALERIA DE IMAGENS