DPE-PR tem novo Defensor Público-Geral 26/07/2021 - 17:10

A Defensoria Pública do Estado do Paraná terá novo Defensor Público-Geral a partir de 16 de outubro. André Ribeiro Giamberardino substituirá Eduardo Abraão e ocupará o cargo máximo da instituição pelos próximos dois anos. O mandato será no biênio de outubro de 2021/ outubro de 2023.
Na votação realizada nesta segunda-feira (26/7), André disputou a vaga com a defensora pública Camille Vieira da Costa, vencendo com 61 votos.
Defensor Público do Estado do Paraná desde 2013, André ocupou o cargo de Subdefensor Público-Geral até julho de 2015; exerceu a Defensoria Pública-Geral em três períodos de férias da Defensora Geral, representando a instituição em várias reuniões do CONDEGE,
no Congresso Nacional e nas Secretarias de Estado e instituições do Sistema de Justiça Paranaense. André é o coordenador do Núcleo de Política e Execução Penal (NUPEP) da instituição e professor do programa de pós-graduação em direito e em sociologia da UFPR. No NUPEP, propôs a criação de projetos como a Central de Liberdades, que possibilita a análise de prisões provisórias e a atuação pró-liberdade em centenas de processos em comarcas sem sede da Defensoria, e o Atendimento a Vítimas de Crimes, em
parceria com o TJPR. André também é autor de cinco livros e dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.
O atual DPG, Eduardo Abraão, deixará o cargo depois de quatro anos, quando foi eleito em 2017, sendo reconduzido em 2019.