DPE-PR solicita à Secretaria de Saúde de Foz de Iguaçu para que adolescentes com 16 e 17 anos, que tenham comorbidades, sejam incluídos no plano de imunização do município
18/05/2021 - 14:01

A sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Foz do Iguaçu, encaminhou nesta terça-feira (18/5) uma recomendação à Secretaria de Saúde do Município pedindo a inclusão de adolescentes com 16 e 17 anos, que tenham comorbidades, no plano de imunização municipal.

Recentemente, foi noticiada a vacinação de todas as pessoas maiores de 18 anos que possuam algum tipo de comorbidade, conforme previsão no Plano Nacional de Imunização. Além disso, foi veiculado que o Governo do Estado do Paraná irá enviar para a cidade de Foz do Iguaçu vacinas da Pfizer. Na bula da vacina ComirnatyTM (Pfizer), a sua contra indicação se refere a crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, ou seja, é possível a sua aplicação para adolescentes com 16 e 17 anos que não estão incluídos no plano de imunização. 

O pedido também menciona que a vacina da fabricante Pfizer já foi autorizada pela Agência Reguladora do Estados Unidos da América (FDA), para uso em adolescentes a partir de 12 anos de idade. Por isso, recomenda-se a adoção de providências para que os adolescentes que possuam 16 e 17 anos, com algum tipo de comorbidade, sejam incluídos no plano municipal de imunização para receber as doses da vacina da fabricante Pfizer, única vacina que não possui restrição para o grupo etário.


 

GALERIA DE IMAGENS