DPE-PR solicita à SMS e à SESA informações sobre a vacinação de gestantes e puérperas
07/05/2021 - 18:32

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), enviou nesta quinta-feira (6/5), um ofício à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba e à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), pedindo informações sobre a vacinação de gestantes e puérperas contra a Covid-19 na capital e em todo o estado.

O ofício solicita a apresentação de um planejamento indicando a data e os dados para a vacinação dessas mulheres, pela observância obrigatória ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e seus respectivos grupos prioritários, além de questionar quais doses estarão à disposição.

A imunização prioritária deste grupo foi confirmada e oficializada pelo Ministério da Saúde no dia 26/04, e logo em seguida o Paraná também atualizou seu plano para incluí-las no calendário formulado pela Secretaria Estadual de Saúde. 

O plano prevê duas fases: na fase I, serão contempladas gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; na fase II, gestantes e puérperas independentemente de condições de risco pré-existentes.

O NUDEM entende que a vacinação desse grupo é urgente e é necessário ser priorizada diante do cenário vivido pelas gestantes e puérperas brasileiras, que respondem por 70% de todas as mortes mundiais por Covid-19 neste grupo específico.

GALERIA DE IMAGENS