DPE-PR sedia o I Encontro Estadual de Educação Escolar dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais 29/04/2022 - 16:42

Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) a Defensoria Pública em Curitiba sediou o I Encontro Estadual de Educação Escolar dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. O evento foi organizado pelo Núcleo de Defesa de Povos e Comunidades Tradicionais (IFPR/Campus Paranaguá), com apoio do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ).

Nestes dois dias, profissionais da educação e lideranças de povos e comunidades tradicionais do Paraná debateram formas de aprimorar e fortalecer a educação de crianças e adolescentes que vivem nessas áreas. Nesta sexta-feira (29), quilombolas, indígenas, faxinalenses, pescadores artesanais, caiçaras, povos de terreiro, ilhéus do Rio Paraná e ciganos de diversas regiões do estado puderam apresentar suas demandas a representantes da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). 

Para o coordenador do NUDIJ, Fernando Redede, a importância do evento é trazer a visão das comunidades sobre os problemas que elas enfrentam, buscando superar os principais obstáculos para que as crianças e adolescentes dessas comunidades tenham acesso pleno à educação de qualidade. “Durante o evento eles puderam apresentar a experiência que eles têm, compartilhar entre eles essa experiência e buscar objetivos comuns. O NUDIJ pôde colaborar ao facilitar o diálogo, tanto internamente, colaborando com a coordenação das ações entre as comunidades, quanto para poder orientar a ação da Defensoria Pública perante os órgãos públicos responsáveis pela política educacional”, avaliou o defensor público.

GALERIA DE IMAGENS