DPE-PR realiza novo Processo Seletivo Unificado de Estágio para estudantes de graduação em Direito 14/03/2023 - 17:17

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) deu início ao seu segundo Processo Seletivo Unificado de Estágio em Direito, voltado a estudantes de graduação do 5.º ao 9.º período (ou, nos casos de cursos com periodicidade anual, entre o 3.° e o 5.° anos). As inscrições começaram no dia 10 de março e vão até 06 de abril, e podem ser feitas no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR). 

As vagas são para cadastro de reserva em diversos setores de Curitiba e sedes da DPE-PR de todo o estado. A validade do contrato de estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, e a carga horária é de cinco horas diárias. As(os) estagiárias(os) de graduação da Defensoria recebem bolsa-auxílio de R$750 e vale-transporte no valor de R$242.

A seleção será realizada por meio de prova objetiva online com 30 questões de múltipla escolha e duas horas de duração. A data provável para a prova é dia 17 de abril. É importante destacar que a(o) candidata(o) que já estagiou na Defensoria Pública do Paraná não poderá participar novamente do processo caso já tenha completado dois anos de estágio na instituição, e sua instituição de ensino deve ser conveniada com o CIEE/PR.

De acordo com o defensor público diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR), Leônio Araújo dos Santos Junior, responsável pelo processo seletivo junto com o Departamento de Recursos Humanos da DPE-PR, o processo unificado facilita a contratação de estagiários pelas sedes da instituição em todo o Estado. “Todas as sedes que estão listadas no processo seletivo de estágio participam através de uma única prova e selecionam os estagiários através dessa prova. Isso dá objetividade à contratação de estagiários, facilita essa intermediação, e a Defensoria consegue, em pouco tempo, ocupar as vagas de estágio ociosas que estão esperando os novos estagiários e estagiárias que podem contribuir para a instituição”. 

O diretor da EDEPAR, que também já foi estagiário na Defensoria Pública de São Paulo, deixa um convite para as(os) estudantes de Direito: “O estágio na instituição pode contribuir não só do ponto de vista profissional, como também pessoal. A experiência é enriquecedora, você consegue aliar a teoria aprendida nos bancos da faculdade com a prática para aquelas pessoas que efetivamente mais precisam de acesso à justiça. O estagiário da Defensoria Pública pode ter a certeza que, ao final do seu programa de estágio, estará pronto para realizar qualquer atividade no meio jurídico”.

Para mais informações, acesse a página do CIEE-PR, onde também é possível realizar a inscrição: bit.ly/pseunificado

 

Veja quais setores e sedes participam deste processo seletivo:

Curitiba - Vários núcleos e sedes

Apucarana

Campo Mourão

Cascavel

Castro

Cianorte

Cornélio Procópio

Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão

Guarapuava

Guaratuba

Londrina

Maringá

Ponta Grossa

São José dos Pinhais

Umuarama

União da Vitória

Pato Branco

Paranaguá

Paranavaí

Colombo

Almirante Tamandaré

Cruzeiro do Oeste

Antonina

Araucária

Jandaia Do Sul

Matinhos

Morretes

Paranavaí