DPE-PR realiza eventos para comemoração do Dia da Defensoria Pública 29/05/2019 - 11:30

Os eventos aconteceram durante a semana do dia 13, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as atuações das defensoras e defensores públicos que atuam na Defensoria
No dia 19 de maio, é comemorado o Dia da Defensoria Pública e, para celebrar, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, junto a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) e a Associação dos Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR) realizou, durante toda a semana, atividades para membros da instituição.
De segunda à quinta-feira, as defensoras e os defensores públicos do terceiro concurso participaram do Curso de Formação Continuada. Na primeira atividade, as novas defensoras e defensores puderam escalarecer dúvidas acerca de processos e procedimentos internos com o coordenador jurídico da DPE-PR, dr. Alexandre Gonçalves Kassama. Depois, tiveram uma oficina de escuta qualificada de crianças e adolescentes, com depoimentos especiais e repercussões na esfera protetiva criminal. Na oficina, foram apresentadas novas técnicas de abordagem e tratamento de casos com auxílio de psicólogos. Assistiram, também, seminários sobre litigância estratégica no tribunal do júri, com a presença de defensores públicos do Rio de Janeiro, e sobre a regularização fundiária urbana, trazendo debates com a presença de professores, advogados e arquitetos.
No último dia de curso, o coordenador de planejamento da Defensoria Pública do Estado do Paraná, doutor Nicholas Moura e Silva, apresentou o Planejamento Estratégico, mostrando o plano plurianual, que é o que norteia as ações da DPEPR para os próximos quatro anos. Durante a apresentação, os participantes puderam dar opiniões e tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
Na sexta-feira, o dia foi preenchido pelo III Encontro de Teses Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná. No encontro, foram defendidas, por defensoras e defensores públicos, 11 teses institucionais, das quais 8 foram aprovadas. O objetivo da discussão é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da atuação dos membros dentro da Defensoria. Ao final do evento, aconteceu o lançamento da Revista Jurídica da Defensoria Pública do Estado do Paraná, elaborada pela EDEPAR. A revista traz um balanço democrático dos 30 anos de constituição federal. Para visualizá-la,
.Para conferir as fotos da semana, acesse o Flickr da DPE-PR.