DPE-PR realiza entrega de exames de DNA para reconhecimento de paternidade nesta segunda-feira (25/09) em São José dos Pinhais 25/09/2023 - 16:26

Na manhã desta segunda-feira (25/09), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio do projeto (Re)Conhecendo Direitos, realizou a entrega dos resultados de testes de DNA ofertados gratuitamente pela instituição durante o Mutirão Concilia Paraná realizado em São José dos Pinhais no final de julho.

A entrega de 13 resultados foi realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, com serviço gratuito de conciliação para reconhecimento de paternidade às pessoas atendidas. Uma família optou por este serviço. Foi realizada também uma ação de paternidade socioafetiva e o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) conduziu uma oficina sobre parentalidade responsável às pessoas presentes.

Uma delas foi a empreendedora Marty Cristine Maceno, de 40 anos, que mora em Colombo, mas esteve no mutirão de São José dos Pinhais em julho com o pai de seu filho, Clayton Teles dos Santos, de 41 anos, que trabalha no setor de bagagens do Aeroporto Afonso Pena, localizado naquele município. “A gente já queria fazer o teste há algum tempo, só que a gente acha caro fazer o DNA. E ele [Clayton] estava desempregado há um tempo, então, para eu pagar sozinha era difícil. Em julho a gente foi [no mutirão Concilia Paraná] e fez o exame de DNA”, explica. Segundo ela, os dois já sabiam que o filho, hoje com 17 anos, era de Clayton, mas precisavam da confirmação do exame para realizar o registro, pois o adolescente já havia sido registrado anteriormente por outro companheiro de Marty, que posteriormente tirou o nome do registro.

Outro caso atendido foi o da tosadora de animais de estimação Priscila Patrícia Rodrigues, que mora no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Informada por uma amiga, que ouviu em uma rádio sobre o mutirão, ela aproveitou a oportunidade para fazer a investigação de sua paternidade, pois durante os 35 anos de sua vida esteve em dúvida. “Não fui registrada pelo meu pai porque ele disse que não sabia se era mesmo meu pai. Eu o conheci com 18 anos, a gente teve um pouco de convivência, e agora eu já estou com 35 anos e fomos deixando [de fazer o teste de DNA], mas teve essa oportunidade de exame gratuito pela Defensoria Pública, aí eu procurei para a gente fazer”.

“Foi um saldo bem positivo”, avaliou o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE), defensor público Matheus Munhoz. “Conseguimos trabalhar bastante a parte de educação em direitos, de conscientização dessa população. E isso só vem dar cada vez mais concretude ao (Re)conhecendo Direitos, um dos principais programas do Estado que trabalha a matéria da parentalidade responsável”.

 

Projeto (Re)conhecendo Direitos

O Projeto (Re)conhecendo Direitos é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Paraná que oferece de maneira totalmente gratuita exame de DNA para pessoas que queiram realizar o reconhecimento voluntário da paternidade ou maternidade de seu filho ou filha. Para solicitar o serviço, a pessoa pode optar por comparecer pessoalmente a uma sede da DPE-PR ou acessar o Portal Luna. Porém, é importante ressaltar que não é possível realizar exame de DNA para negativa de paternidade nos casos em que o(a) filho(a) já tem pai registral. Também não é possível solicitar o serviço quando o pedido envolver uma pessoa já falecida.

Para saber mais, acesse aqui a página do projeto.

GALERIA DE IMAGENS